Pediatra fala sobre doenças da infância

Nesta segunda-feira (24.08), Dia da Infância, comemora-se  a Declaração dos Direitos das Crianças, data instituída pela UNICEF com a finalidade de promover uma reflexão sobre a condição da vida das crianças de todo o mundo. Em 20 de novembro de 1959 foi aprovada a Declaração dos Direitos das Crianças, com 10 princípios que devem ser seguidos:

1 Todas as crianças são iguais e têm os mesmos direitos, não importa sua cor, raça, sexo, religião, origem social ou nacionalidade.

2- Todas as crianças devem ser protegidas pela família, pela sociedade e pelo Estado, para que possam se desenvolver fisicamente e intelectualmente.

3- Todas as crianças têm direito a um nome e a uma nacionalidade.

4- Todas as crianças têm direito à alimentação e ao atendimento médico, antes e depois do seu nascimento. Esse direito também se aplica à sua mãe.

5- As crianças portadoras de dificuldades especiais, físicas ou mentais, têm o direito a educação e cuidados especiais.

6- Todas as crianças têm direito ao amor e à compreensão dos pais e da sociedade.
7- Todas as crianças têm direito à educação gratuita e ao lazer.

8- Todas as crianças têm direito de ser socorridas em primeiro lugar em caso de acidentes ou catástrofes.

9- Todas as crianças devem ser protegidas contra o abandono e a exploração no trabalho.

10- Todas as crianças têm o direito de crescer em ambiente de solidariedade, compreensão, amizade e justiça entre os povos.

Sabemos que infelizmente a maior parte desses direitos não são aplicados no nosso país nem na maior parte do mundo. Embora as crianças estejam protegidas por lei, sabemos que no mundo todo centenas delas sofrem maus tratos, preconceitos e são exploradas por adultos de diversas formas.

Nossa convidada desta segunda-feira (24.04) é a pediatra, Dolores Fernandez, presidente do departamento de aleitamento materno da Sociedade Baiana de Pediatria. Dolores vai conversar com Patrícia Tosta sobre as necessidades das crianças baianas e a maior parte das doenças que as atingem e como evitá-las.

O programa Saúde no Ar começa às 8 h na Rádio Excelsior (AM 840) e é apresentado por Patrícia Tosta no quadro “Conversando com o especialista” e pode ser sintonizado também através da nossa rádio WEB, através do portal www.portalsaudenoar.com.br, ou wathsApp. Os interessados podem fazer perguntas através do telefone 3328.7666.

A.V.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.