Parceria entre a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), junto com a Universidade Federal da Bahia (Ufba) realizam oficinas que visam oferecer assistência integral e de qualidade para 50 pessoas idosas em situação de vulnerabilidade econômica e social em Salvador.
De acordo com a vice-prefeita e secretária de Saúde, Ana Paula Matos, “Nós, enquanto Prefeitura, estamos atuando de forma transversal e intersetorial buscando integrar assistência social e saúde de forma coordenada. A missão é melhorar a vida das pessoas. O projeto tem como foco os idosos dependentes e semi-dependentes, contribuindo para a redução de mortes evitáveis, internações desnecessárias, melhoria da qualidade de vida do idoso, além do combate à violação de direitos”, disse.
Além disso, o Secretário da Sempre, Júnior Magalhães, ressaltou o significativo avanço no cuidado com a pessoa idosa em situação de vulnerabilidade social, enfatizando o comprometimento da equipe em promover uma assistência integrada e de excelência às pessoas idosas de Salvador, garantindo-lhes dignidade e respeito. “Nossa cidade está avançando na implementação de políticas públicas voltadas para a pessoa idosa, promovendo uma cidade mais inclusiva, onde os direitos são garantidos”, acrescentou.
Sobre o programa
Batizada de Programa Maior Cuidado (PMC), a iniciativa busca proporcionar cuidados socioassistenciais e de saúde para pessoas idosas, permitindo que recebam o suporte adequado nas residências, acompanhadas pelas famílias.
O coordenador de Atenção Primária à Saúde da SMS, Getisêmani Menezes Santos, afirmou que, há no país um momento de transição demográfica de redução da faixa etária abaixo dos 30 anos e aumento de idosos. “Vislumbrar o futuro da saúde dos soteropolitanos perpassa por ter um olhar diferenciado sobre os nossos idosos. A SMS, junto com a Sempre somado ao Instituto de Saúde Coletiva (ISC)/ Ufba, tem buscado cuidadosamente implantar esse projeto e expandi-lo futuramente, com um formato ainda melhor para toda Salvador”, avaliou.
A implementação do Programa Maior Cuidado ocorrerá, inicialmente, em dois territórios específicos: no Distrito Sanitário Cabula/Beiru (CRAS Engomadeira e USF Estrada das Barreiras,) e no Distrito Sanitário Cajazeiras (CRAS Cajazeiras 8 e USF Cajazeiras).