Ícone do site

Parceria entre Estado e município possibilita funcionamento de hospital no oeste

 

Mais de 70 mil moradores de seis municípios do oeste baiano já podem ser atendidos no Hospital Antônio José de Araújo, inaugurado nesta sexta-feira (11), em Cristópolis, a 77 quilômetros de Barreiras, pelo governador Jaques Wagner. Com capacidade para até 200 atendimentos diários, a unidade municipal de média complexidade foi reformada e ampliada com recursos municipais e estaduais.

Durante a inauguração, o governador anunciou também o contrato entre a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e o Fundo Municipal de Saúde para que o hospital receba anualmente verba no valor de R$ 1, 7 milhão. "Nós estamos preocupados em ampliar sempre a estrutura de saúde e aqui é mais um avanço. Este hospital tinha uma parte pronta. Agora, fizemos um investimento de aproximadamente R$ 600 mil e estamos assinando um contrato com a prefeitura para dar sustentação a isso.

Josefa Joaquina Santana, 61 anos, e Laudelino Santana, 73, afirmaram que estão mais tranquilos com o novo hospital na cidade. "Eu estou me sentindo feliz e alegre porque só tínhamos um posto de saúde e há muito tempo a gente vem lutando para ter este hospital funcionando. Meu marido tem problema de saúde e precisávamos sair correndo para Barreiras. Agora, o socorro está perto, na mesma cidade".

Belarmina Silva, 63, disse que já levou para Barreiras e Brasília pessoas doentes e mulheres grávidas. "Moro na zona rural e para mim hoje é um dia muito especial. Não tenho palavras para agradecer a inauguração deste hospital, que muda tudo na vida da população. Cristópolis precisa e merece uma unidade deste tamanho".

Morador da zona rural, Rafael Neves, 27, tem um filho que está completando um ano. "Ter atendimento para crianças e idosos aqui era muito difícil para a gente. Tinha que ir para Barreiras. Agora, ficou muito bom com este hospital na cidade". Especialidades Além de urgência e emergência, o hospital conta com centro cirúrgico, 37 leitos para internamento, pediatria, obstetrícia, ginecologia, ortopedia, fisioterapia, laboratório de análises clínicas e outras especialidades. Segundo o prefeito de Cristópolis, Antônio Pereira, seria impossível manter um hospital do porte do Antônio José de Araújo sem uma parceria com o Estado. "O município não tem condições de arcar com as despesas, mas com o governo estadual o hospital será um sucesso na nossa região". 

Fonte: Sesab

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Sair da versão mobile