Categories: Eu Faço Saúde

Para garantir tratamentos FAB transporta medicamentos

Em virtude da paralisação dos caminhoneiros, que já está no décimo dia, o Ministério da Saúde decidiu monitorar a distribuição dos medicamentos no país – verificou que havia uma carga presa em Montes Claros (MG) no dia 28/05- a partir desta situação ficou instituída uma “Sala de Situação” com a participação de todas as áreas do Ministério, com apoio do Conass e Conasems, que representam as secretarias estaduais e municipais de saúde de todo o país.

No mesmo dia, à tartde,  e na madrugada do dia (29) com objetivo de garantir o atendimento e a continuidade do tratamento a pacientes renais crônicos, a Força Aérea Brasileira (FAB) transportou medicamentos e insumos para serviços de hemodiálise em Recife e Caruaru (PE) esse apoio ao Ministério é para evitar possíveis interrupções e desabastecimento na rede assistencial de todo o país. Ao todo, serão encaminhadas 16 toneladas de produtos nos próximos dias.

O apoio da Força Aérea Brasileira (FAB) será apenas para situações de emergência. A prioridade é a distribuição de medicamentos e insumos essenciais para a saúde da população, como aqueles usados no tratamento de Hemodiálise, para transplantados, oncológicos e de uso contínuo.

Empresas aéreas priorizam embarque de medicamentos

O ministro da Saúde, Gilberto Occhi, encaminhou na segunda-feira (28) ofício para as companhias aéreas do país, Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear) e Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) solicitando a prioridade no embarque de medicamentos para atender demandas urgentes de tratamento da população. Em resposta ao pedido do Ministério, aproximadamente duas toneladas de dez medicamentos para transplante, tratamento de câncer, doença de Gaucher, esclerose múltipla e artrite remautoide foram encaminhadas para 10 estados do país – SP, RJ, PE, ES, BA, MT, MS, PR, SC e PA.

Além da FAB, o Ministério da Saúde atua também com o apoio das polícias, federal e locais, para viabilizar a passagem das carretas com medicamentos em pontos obstruídos nas estradas. Em alguns casos, são feitas escoltas durante o trajeto.

Sala de Situação do Ministério da Saúde​

A Sala de Situação do Ministério da Saúde tem como objetivo monitorar o atendimento em toda a rede assistencial, evitando possíveis interrupções e desabastecimento nos serviços essenciais e de urgência e emergência. Os estados e municípios são os responsáveis pela organização da rede de saúde local. Assim, as necessidades estão sendo atendidas com o apoio das secretarias de saúde e de outras forças federais.

Redação Saúde no Ar

Fonte:Ministério da Saúde

Foto:Ministério da Saúde

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
valdira santana

Recent Posts

Vagas de emprego no Simm nesta quarta-feira (16/07)

O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 54 vagas de emprego…

2 horas ago

Saúde Integral masculina: alimentação, reprodução e sexualidade

Nesta terça-feira, 16.07, no Programa Em Sintonia, da Rádio Cardeal FM106.1, Patrícia Tosta entrevistou *Dr.…

4 horas ago

Concurso TSE – Provas serão realizadas 08/12 – Inscrição até 18/07

As inscrições para o concurso unificado da Justiça Eleitoral terminam na próxima quinta-feira (18), às…

12 horas ago

2023 bate recorde de bebês com doenças respiratórias

Número chegou a 153 mil no ano, com média de 419 por dia De acordo…

13 horas ago

Saúde nos Bairros chega a São Cristóvão e Alto de Coutos

O programa Saúde nos Bairros está present , em mais duas localidades de Salvador: São…

13 horas ago

Médicos comemoram – Brasil saiu da lista dos 20 países com menores índices de vacinação infantil

Pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial da…

14 horas ago