Para conter surto, Congo inicia vacinação contra Ebola

Com o objetivo de conter o surto de Ebola na cidade de Mbandaka; a República Democrática do Congo iniciou uma campanha de vacinação nesta quarta-feira (27).

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), até o momento; houve registro de duas mortes pela doença na cidade de mais de um milhão de habitantes; localizada no Noroeste do país.

A primeira morte ocorreu em 21 de abril e a segunda na terça-feira (26), marcando o 14º surto de Ebola no país da África Central. Além disso, segundo a OMS, cerca de 200 doses da vacina rVSV-ZEBOV Ebola foram enviadas para Mbandaka da cidade oriental de Goma e mais doses serão entregues nos próximos dias.

Até o momento, 233 pessoas estão em monitoramento. Três equipes de vacinação atuam na cidade, com o objetivo de imunizar todas as pessoas em alto risco.

Assim, segundo o diretor da OMS na África, Matshidiso Moeti “Com vacinas eficazes à mão e a experiência dos profissionais de saúde da República Democrática do Congo na resposta ao Ebola, podemos mudar rapidamente o curso desse surto para melhor”.

Contudo, testes genéticos mostraram que o surto atual acontece por um novo “evento de transbordamento”, o que significa que teve transmissão de animais infectados e não vinculado a eventos anteriores.

 

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.