Papo Seguro: Valor calórico dos alimento

Numa parceria de cooperação técnica entre  a Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia, Programa Excelsior Saúde e o Portal Saúde no ar, apresentamos mais uma temporada do Quadro: Papo Seguro: diálogos sobre alimentação e nutrição em tempos de pandemia.

Uma forma de interação de maneira mais próxima e imediata com a população em geral, buscando fornecer informações seguras e orientações nutricionais em tempos  de pandemia.

Professores da Escola de Nutrição da UFBA contribuem semanalmente com conteúdos inéditos, apresentando  temas sobre alimentação e nutrição durante a pandemia da Covid-19.

Nesta Edição da terceira temporada, a professora:  Adriana Melo,   fala sobre: Valor calórico dos alimento.

Confira

Olá ouvintes, eu sou Adriana Mello, nutricionista e professora da Escola de Nutrição da UFBA

No episódio de hoje do Papo Seguro abordaremos sobre o valor calórico dos alimentos. Pra começar o nosso papo, gostaria de dizer que os alimentos fornecem a energia que o nosso corpo precisa para funcionar normalmente e manter a vida. Os principais alimentos que fornecem energia são aqueles que contêm carboidrato e gordura, em maior quantidade. Os pães, arroz, macarrão, aveia, aipim, a batata, assim como os açúcares, são alimentos que contêm grande quantidade de carboidrato, contribuindo com o maior percentual de calorias que necessitamos

Na nossa alimentação diária, a gordura deve contribuir com um percentual calórico menor que os carboidratos, e está presente na manteiga, abacate, castanhas, amendoim, nos óleos vegetais, tais como azeite de oliva, óleo de girassol, canola, milho, dentre outros. Mas, como fazer as nossas melhores escolhas para obtermos a energia que necessitamos?

O ideal é dar preferência aos alimentos in natura, ou seja, aqueles adquiridos para o consumo diretamente de plantas ou animais, sem ter sofrido alterações após deixarem a natureza, tais como aipim, batata doce, batata inglesa, inhame, milho, grãos, arroz, abacate, castanhas ou os alimentos minimamente processados como os óleos vegetais, por exemplo, os quais devem ser consumidos em pouca quantidade em preparações cozidas ou assadas. Já o abacate pode ser usado em saladas ou amassado como patê.

Ah! Lembre-se também que os peixes e as sementes de linhaça, girassol, gergelim também possuem gorduras de boa qualidade. Esses alimentos por conterem fibras, minerais e vitaminas, conferem ao alimento a característica saudável e nutritiva.

Outros alimentos que fornecem energia para o nosso corpo são o pão e o macarrão, porém, por serem industrializados, devemos dar preferência ao tipo integral e em quantidades moderadas. Outra observação importante é que devemos evitar o açúcar, devido à grande probabilidade de causar aumento do peso corporal, se consumido em excesso. Nesse caso, sugerimos utilizar as frutas com sabor mais doce para adoçar preparações como sucos e bolos. Agora vamos dar exemplo de duas refeições com a mesma quantidade de calorias, porém, com qualidade diferente.

Refeição 1: 2 folhas de alface + 3 rodelas de tomate + ¼ de um abacate médio + 3 colh. sopa de carne moída refogada + 4 colh. sopa cheias de arroz integral + 3 colh. sopa cheias de feijão com caldo e sem carnes + 4 colh. sopa de couve refogada e 1 laranja média. Essa refeição possui cerca de 607 kcal. Apresentamos agora, a

refeição 2, com a mesma quantidade calórica, porém de baixo valor nutritivo: 120 g de torta de frango + 200mL de refrigerante e 1 uind. pequena de brigadeiro.

Isso significa que na refeição 1 estamos fornecendo ao nosso corpo, energia de excelente qualidade, com nutrientes e fibras, importantes para manter nossa saúde e nosso peso ideal.

Já a refeição 2 é composta por alimentos altamente calóricos, com baixa quantidade de vitaminas, minerais e fibras, o que nos expõe ao risco de desenvolver carências de vitaminas e minerais além enfermidades como diabetes, doenças do coração, obesidade, dentre outras.

Então é isso pessoal, desejo uma ótima semana, um abraço a todos e até o nosso próximo Papo Seguro.

Confira o PodCast.

 

Podcast: Valor calórico dos alimentos

Produção e voz: Adriana Lima Mello

Colaboração/revisão: Jerusa Santana, Nedja Santos, Lilian Lessa, Valterlinda Oliveira, Valéria Cami

 

 

 

O  Programa Em Sintonia é exibido de segunda à sexta-feira, das 9 às 9:55h, com transmissão pelas Rádios Excelsior AM 840 e Saúde no ar (web). Acompanhe pelo site: https://redeexcelsior.com.br ou pelo aplicativo Rádio Saúde no Ar. Participação pelo  whats app (71) 9-9681-3998.

Acompanhe também os conteúdos no portal: https://www.portalsaudenoar.com.br/.

Confira todas as edições anteriores acessando esse link: Edições Papo Seguro

Entrevistas do Papo seguro:

Entrevista 1 – Nutrição em tempos de pandemia

Entrevista 2 – Nutrição e imunidade 

Entrevista 3 – Aproveitamento integral dos alimentos 

Entrevista 4 – Alimentação e nutrição na infância 

Entrevista 5-  Preparos Saudáveis 

Entrevista 6- Comer consciente

Entrevista 7 – Alimentação e ansiedade

Entrevista 8 – Alimentos juninos

Sobre a ENUFBA

A Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia (ENUFBA) foi criada em 28 de maio de 1956, sendo o primeiro curso de bacharelado em Nutrição da região nordeste do país e o quarto do Brasil. Em 2009, foi criado o bacharelado em Gastronomia. A ENUFBA mantém desde a sua criação a missão de formar profissionais tecnicamente qualificados, capazes de refletir criticamente sobre as necessidades da sociedade brasileira e atuar profissionalmente de modo orientado pela ética e compromisso social da profissão. A ENUFBa tem como destaque o desenvolvimento de atividades interdisciplinares integrando ensino, pesquisa e extensão.Professores da ENUFBa, estarão toda segunda no quadro “Papo seguro”, dialogando sobre alimentação e nutrição diante da Covid-19.

Acompanhe também os conteúdos toda segunda aqui no no portal: https://www.portalsaudenoar.com.br/.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe