Numa parceria de cooperação técnica entre a Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia, Programa Excelsior Saúde e o Portal Saúde no ar, apresentamos mais uma temporada do Quadro: Papo Seguro: diálogos sobre alimentação e nutrição em tempos de pandemia.
Uma forma de interação de maneira mais próxima e imediata com a população em geral, buscando fornecer informações seguras e orientações nutricionais em tempos de pandemia.
Professores da Escola de Nutrição da UFBA contribuem semanalmente com conteúdos inéditos, apresentando temas sobre alimentação e nutrição durante a pandemia da Covid-19.
Nesta x Edição da temporada, a Professora Adriana Lima Mello – Escola de Nutrição – UFBA. fala sobre: Uso e benefícios de sementes na alimentação
Confira:
Olá! Eu sou Adriana Mello, nutricionista e professora da Escola de Nutrição da UFBA. O Papo Seguro é nossa conversa semanal sobre alimentação e nutrição, e hoje nosso Papo será sobre Uso e benefícios de sementes na alimentação. Atualmente as sementes tem ganhado um destaque maior na alimentação e tem sido muito usadas de diversas formas, pois são versáteis e saborosas. Podemos citar alguns tipos de sementes, tais como a semente de linhaça, de girassol, de abóbora, de gergelim, dentre outras. De acordo com o Guia Alimentar para a população brasileira, as sementes fazem parte do grupo de alimentos minimante processados que junto com os alimentos in natura devem ser a base da nossa alimentação. As sementes possuem muitos nutrientes na sua composição e propriedades que ajudam a enriquecer a nossa dieta, apresentando diversos benefícios, tais como a melhora do ritmo intestinal, da imunidade e a prevenção de doenças cardiovasculares. Agora que você já sabe os benefícios delas, vamos conhecê-las melhor? A semente de linhaça e de chia são fontes de ômega-3, um tipo de gordura muito benéfica que pode auxiliar na prevenção de doenças cardíacas. Além disso, são fontes de fibras insolúveis, as quais promovem melhoras no funcionamento do intestino e ajudam a prevenir a constipação. Também possuem fibras solúveis, que auxiliam no controle dos níveis de glicose e colesterol no sangue. A semente de linhaça também é uma boa fonte de Vitamina E, potássio, fósforo e magnésio. Se for consumir moída, deve moer no momento de utilizá-la para evitar oxidação das gorduras presentes na linhaça. E a semente de gergelim? Esta é rica em cálcio, magnésio, fósforo que ajudam na saúde dos ossos e dentes. Já na semente de girassol encontramos selênio e vitamina E, os quais são poderosos antioxidantes e ajudam na nossa imunidade. Você pode consumir essas sementes em várias preparações como bolos, pães, vitaminas, sucos, saladas, em frutas, ou com iogurte natural. Aproveite! Então é isso aí pessoal, não deixe de nos acompanhar nesse canal. Um abraço e até o próximo papo seguro.
Não deixem de nos acompanhar nesse canal. Um abraço e até o nosso próximo papo seguro.
Produção: Adriana Mello
Colaboração/revisão: Amanda Reis
Ouça:
O Programa Em Sintonia é exibido de segunda à sexta-feira, das 9 às 9:55h, com transmissão pelas Rádios Excelsior AM 840 e Saúde no ar (web). Acompanhe pelo site: https://redeexcelsior.com.br ou pelo aplicativo Rádio Saúde no Ar. Participação pelo whats app (71) 9-9681-3998.
Acompanhe também os conteúdos no portal: https://www.portalsaudenoar.com.br/.
Confira todas as edições anteriores acessando esse link: Edições Papo Seguro
Entrevistas do Papo seguro:
Entrevista 1 – Nutrição em tempos de pandemia
Entrevista 2 – Nutrição e imunidade
Entrevista 3 – Aproveitamento integral dos alimentos
Entrevista 4 – Alimentação e nutrição na infância
Entrevista 5- Preparos Saudáveis
Entrevista 6- Comer consciente
Entrevista 7 – Alimentação e ansiedade
Entrevista 8 – Alimentos juninos
A Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia (ENUFBA) foi criada em 28 de maio de 1956, sendo o primeiro curso de bacharelado em Nutrição da região nordeste do país e o quarto do Brasil. Em 2009, foi criado o bacharelado em Gastronomia. A ENUFBA mantém desde a sua criação a missão de formar profissionais tecnicamente qualificados, capazes de refletir criticamente sobre as necessidades da sociedade brasileira e atuar profissionalmente de modo orientado pela ética e compromisso social da profissão. A ENUFBa tem como destaque o desenvolvimento de atividades interdisciplinares integrando ensino, pesquisa e extensão.Professores da ENUFBa, estarão toda segunda no quadro “Papo seguro”, dialogando sobre alimentação e nutrição diante da Covid-19.
Acompanhe também os conteúdos toda segunda aqui no no portal: https://www.portalsaudenoar.com.br/.