Numa parceria de cooperação técnica entre a Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia, Programa Excelsior Saúde e o Portal Saúde no ar, apresentamos mais uma temporada do Quadro: Papo Seguro: diálogos sobre alimentação e nutrição em tempos de pandemia.
Uma forma de interação de maneira mais próxima e imediata com a população em geral, buscando fornecer informações seguras e orientações nutricionais em tempos de pandemia.
Professores da Escola de Nutrição da UFBA contribuem semanalmente com conteúdos inéditos, apresentando temas sobre alimentação e nutrição durante a pandemia da Covid-19.
Nesta Edição da terceira temporada, a professora Valterlinda Oliveira, fala sobre: Tenho gastrite. Como deve ser minha alimentação?
Confira:
Olá! Eu sou Valterlinda Oliveira, nutricionista e professora da Escola de Nutrição da Ufba. Hoje nosso Papo Seguro será sobre a alimentação de pessoas que têm gastrite. Vem comigo! Vamos saber um pouco mais sobre esse assunto! A gastrite é uma doença que se caracteriza por uma inflamação do estômago, e os principais sintomas são dor de estômago, azia e sensação de queimação. Esses sintomas podem melhorar com o uso de medicamentos prescritos pelo médico, associado a uma alimentação o mais saudável possível e redução do estresse. Por isso, vamos falar um pouco sobre como deve ser esta alimentação.
As pessoas com gastrite devem ter uma alimentação o mais natural possível, evitando alimentos irritantes para o estômago, a exemplo de café, chá mate, chocolate, refrigerante, sal em excesso, enlatados, embutidos, bebidas alcoólicas, pimenta-do-reino, cominho, frituras e gorduras em excesso. Os temperos picantes, como vinagre, pimenta, molhos industrializados, ketchup, mostarda e molho tártaro também devem ser evitados.
Uma outra coisa importante para evitar os sintomas da gastrite é dividir a alimentação em vários horários, evitando ficar muito tempo sem e alimentar. Além disso, deve comer sem pressa, mastigando bem os alimentos e evitando as temperaturas muito quentes das preparações. Uma outra sugestão é evitar excesso de açúcar e gordura, pois provocam o aumento da produção de ácido clorídrico, que é o responsável pela sensação de queimação. Um alimento muito consumido por quem tem gastrite é o leite porque logo após o consumo os sintomas melhoram, mas cuidado, após o consumo os sintomas voltam com mais intensidade.
Alimentos que provocam sintomas em uma pessoa, podem não ser os mesmos que fazem mal para todos. Exemplo disso, são os alimentos ácidos como a laranja, tangerina, maracujá que só devem ser evitados quando o consumo estiver associado ao aparecimento de sintomas.
Não deixe de nos acompanhar nesse canal; um abraço e até o próximo Papo Seguro
Produção: Valterlinda Oliveira
Colaboração/revisão: : Jerusa Santana, Nedja Santos e Adriana Mello
ouça:
O Programa Em Sintonia é exibido de segunda à sexta-feira, das 9 às 9:55h, com transmissão pelas Rádios Excelsior AM 840 e Saúde no ar (web). Acompanhe pelo site: https://redeexcelsior.com.br ou pelo aplicativo Rádio Saúde no Ar. Participação pelo whats app (71) 9-9681-3998.
Acompanhe também os conteúdos no portal: https://www.portalsaudenoar.com.br/.
Confira todas as edições anteriores acessando esse link: Edições Papo Seguro
Entrevistas do Papo seguro:
Entrevista 1 – Nutrição em tempos de pandemia
Entrevista 2 – Nutrição e imunidade
Entrevista 3 – Aproveitamento integral dos alimentos
Entrevista 4 – Alimentação e nutrição na infância
Entrevista 5- Preparos Saudáveis
Entrevista 6- Comer consciente
Entrevista 7 – Alimentação e ansiedade
Entrevista 8 – Alimentos juninos
A Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia (ENUFBA) foi criada em 28 de maio de 1956, sendo o primeiro curso de bacharelado em Nutrição da região nordeste do país e o quarto do Brasil. Em 2009, foi criado o bacharelado em Gastronomia. A ENUFBA mantém desde a sua criação a missão de formar profissionais tecnicamente qualificados, capazes de refletir criticamente sobre as necessidades da sociedade brasileira e atuar profissionalmente de modo orientado pela ética e compromisso social da profissão. A ENUFBa tem como destaque o desenvolvimento de atividades interdisciplinares integrando ensino, pesquisa e extensão.Professores da ENUFBa, estarão toda segunda no quadro “Papo seguro”, dialogando sobre alimentação e nutrição diante da Covid-19.
Acompanhe também os conteúdos toda segunda aqui no no portal: https://www.portalsaudenoar.com.br/.