Numa parceria de cooperação técnica entre a Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia, Programa Excelsior Saúde e o Portal Saúde no ar, apresentamos mais uma temporada do Quadro: Papo Seguro: diálogos sobre alimentação e nutrição em tempos de pandemia.
Uma forma de interação de maneira mais próxima e imediata com a população em geral, buscando fornecer informações seguras e orientações nutricionais em tempos de pandemia.
Professores da Escola de Nutrição da UFBA contribuem semanalmente com conteúdos inéditos, apresentando temas sobre alimentação e nutrição durante a pandemia da Covid-19.
Nesta Edição da terceira temporada, a professora: as Professoras Valterlinda Oliveira e Nedja Santos, falam sobre:
Confira
Eu sou Valterlinda Oliveira, nutricionista e professora da Escola de Nutrição da UFBA. Como vocês sabem, o Papo Seguro é nossa conversa semanal sobre alimentação e nutrição. Nosso podcast dessa semana irá abordar um tema muito importante.
O tempo de tela e sua relação com a alimentação. Você sabe o que é tempo de tela? É o tempo que as pessoas gastam usando aparelhos como computador, tablet, celular, televisão e videogame.
Com a presença cada vez maior desses aparelhos no dia-a-dia, muitas pessoas passam muito tempo usando esses equipamentos, e isso pode trazer uma série de prejuízos à saúde, em especial para as crianças que estão expostas muito precocemente.
Para evitar problemas de saúde, a Sociedade Brasileira de Pediatria orienta alguns limites diários de uso desses equipamentos. As crianças menores de 2 anos não devem ter acesso a equipamentos eletrônicos, entre 2 e 5 anos não devem ultrapassar uma hora por dia, de 6 a 10 anos o uso deve ser até duas horas por dia e entre 11 e 18 anos até 3 horas por dia.
Adultos e idosos também devem estar atentos e evitar exposição a períodos prolongados. Pesquisas tem indicado que quanto maior o tempo de tela, maior o risco de sobrepeso e obesidade. Essas pesquisas mostram que um maior tempo de tela leva a diminuição do tempo para realização de atividade física, além disso aumenta a ingestão inconsciente de alimentos, porque as pessoas ficam distraídas com o uso dos equipamentos, e acabam não percebendo o que estão comendo.
É deste modo que as telas mudam o comportamento alimentar das pessoas. Para que isso não aconteça, é importante evitar o uso de equipamentos eletrônicos, ou telas, enquanto estivermos nos alimentando. Priorize a interação social, ou seja, o contato com as pessoas e faça as refeições na companhia de familiares e amigos. Aproveite esses momentos para conversar com as pessoas que você gosta.
Espero que tenham gostado do episódio de hoje; não deixe de nos acompanhar nesse canal; um abraço e até o próximo papo seguro.
Confira o PodCast.
Podcast: Tempo de tela e alimentação
Produção e voz: Valterlinda Oliveira, nutricionista e professora da Escola de Nutrição da UFBA
Colaboração/revisão:
O Programa Em Sintonia é exibido de segunda à sexta-feira, das 9 às 9:55h, com transmissão pelas Rádios Excelsior AM 840 e Saúde no ar (web). Acompanhe pelo site: https://redeexcelsior.com.br ou pelo aplicativo Rádio Saúde no Ar. Participação pelo whats app (71) 9-9681-3998.
Acompanhe também os conteúdos no portal: https://www.portalsaudenoar.com.br/.
Confira todas as edições anteriores acessando esse link: Edições Papo Seguro
Entrevistas do Papo seguro:
Entrevista 1 – Nutrição em tempos de pandemia
Entrevista 2 – Nutrição e imunidade
Entrevista 3 – Aproveitamento integral dos alimentos
Entrevista 4 – Alimentação e nutrição na infância
Entrevista 5- Preparos Saudáveis
Entrevista 6- Comer consciente
Entrevista 7 – Alimentação e ansiedade
Entrevista 8 – Alimentos juninos
A Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia (ENUFBA) foi criada em 28 de maio de 1956, sendo o primeiro curso de bacharelado em Nutrição da região nordeste do país e o quarto do Brasil. Em 2009, foi criado o bacharelado em Gastronomia. A ENUFBA mantém desde a sua criação a missão de formar profissionais tecnicamente qualificados, capazes de refletir criticamente sobre as necessidades da sociedade brasileira e atuar profissionalmente de modo orientado pela ética e compromisso social da profissão. A ENUFBa tem como destaque o desenvolvimento de atividades interdisciplinares integrando ensino, pesquisa e extensão.Professores da ENUFBa, estarão toda segunda no quadro “Papo seguro”, dialogando sobre alimentação e nutrição diante da Covid-19.
Acompanhe também os conteúdos toda segunda aqui no no portal: https://www.portalsaudenoar.com.br/.