Ícone do site

Papo Seguro- Preparações regionais  – Por: Valéria Camilo

Stock photo collage of Indian sweets gulab jamun/Rasmalai/ Basundi/Angoori Rasmalai/Gujiya or Karanji/Kheer Kadam/Mango Srikhand/Kheer, Saffron Rice/Gajar Halwa, rasgulla/bundi, coconut & besan laddu

Numa parceria de cooperação técnica entre  a Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia, Programa Excelsior Saúde e o Portal Saúde no ar, apresentamos mais uma temporada do Quadro: Papo Seguro: diálogos sobre alimentação e nutrição em tempos de pandemia.

Uma forma de interação de maneira mais próxima e imediata com a população em geral, buscando fornecer informações seguras e orientações nutricionais em tempos  do Novo Coronavírus.

Professores da Escola de Nutrição da UFBA contribuem semanalmente com conteúdos inéditos, apresentando  temas sobre alimentação e nutrição durante a pandemia da Covid-19.

Nesta  edição, a  Professora Valéria Camilo, fala sobre: Preparações regionais. 

Texto na íntegra e Podcast n.9 – Preparações regionais 

Olá! Eu sou Valéria Camilo, nutricionista e professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. O Papo Seguro, a nossa conversa semanal sobre alimentação, nutrição e saúde em tempos de pandemia. Nosso papo de hoje é sobre preparações regionais.

Vocês sabiam que preparar refeições com alimentos regionais ou consumi-las contribui para uma alimentação saudável e ajuda na garantia da Segurança Alimentar e Nutricional da população? Nosso  papo é sobre como optar por alimentos regionais na alimentação do dia a dia. Venham comigo! Devemos sempre que possível valorizar os alimentos regionais e na safra, como frutas e hortaliças características da nossa região, dando preferência às mesmas nas receitas e resgatando as receitas familiares no preparo, o que representa tradição e cultura.

Selecionamos algumas dicas de como cozinhar preparações regionais. A primeira delas é que devemos utilizar principalmente alimentos in natura que fazem parte da nossa região como ingrediente nas preparações. As Hortaliças (quiabo, abóbora, maxixe, cenoura, chuchu) são excelentes alternativas para fazer refogados. O quiabo e a abóbora, por exemplo, podem ser utilizados para fazer um quibebe, uma preparação refogada do nordeste do Brasil.

É só lavar bem em água corrente, deixar de molho em solução de hipoclorito as hortaliças por 15 minutos,  em seguida lavar em água filtrada, cortando em cubos grandes e aquecendo rapidamente com óleo de sua preferência, alho e cebola, adicionando primeiro a abóbora e depois o quiabo. Com o maxixe, podemos fazer uma maxixada trocando o leite de coco industrializado pelo leite de coco feito em casa a partir do coco seco. Frutas, como abacate, podem ser utilizadas no preparo de molhos nutritivos para saladas.

A segunda dica é experimentar elaborar preparações regionais com carnes como a carne de sol caseira. Sim! Podemos preparar a nossa carne de sol!  Ela será muito mais saudável pois terá menos sal adicionado. Vamos ao preparo? Compre o corte de carne bovina que desejar, preferencialmente os mais magros. Faça cortes invertidos na carne e adicione o sal de cozinha o suficiente para temperá-la.

Coloque em uma vasilha tampada na geladeira por 12 horas. Após esse período, lave a carne com a própria salmoura e vire-a deixando por mais duas horas na refrigeração. Depois coloque para secar em ganchos envolvida em papel filme, de preferência à noite, livre do sol. Após esse período coloque na geladeira ou no freezer até o momento de preparar.  No preparo, lave a carne com água filtrada, e asse no forno com cebolas, fica macia e saborosa e tem um teor de sal menor que a comprada já salgada. E não se esqueçam, sempre que possível, compre alimentos regionais em feiras de produtores locais, isso fortalecerá o pequeno agricultor.

Não deixe de nos acompanhar nesse canal; um abraço e até o próximo Papo Seguro.

 

Podcast n.9 –  Preparações regionais

Por: Valéria Camilo 

Colaboração/revisão:  Jerusa Santana, Lílian Lessa, Adriana Mello , Nedja Santos

 

 

Ouça:

https://www.portalsaudenoar.com.br/wp-content/uploads/2021/07/PAPO-SEGURO-ALIMENTOS-REGIONAIS-12.07-online-audio-converter.com_.mp3?_=1

O  Excelsior Saúde é exibido de segunda à sexta-feira, das 9 às 10h, com transmissão pelas Rádios Excelsior AM 840 e Saúde no ar (web). Acompanhe pelo site: https://redeexcelsior.com.br ou pelo aplicativo Rádio Saúde no Ar. Participação pelo  whats app (71) 9-9681-3998.

Acompanhe também os conteúdos no portal: https://www.portalsaudenoar.com.br/.

Confira todas as edições anteriores acessando esse link: Edições Papo Seguro

Entrevistas do Papo seguro:

Entrevista 1 – Nutrição em tempos de pandemia

Entrevista 2 – Nutrição e imunidade 

Entrevista 3 – Aproveitamento integral dos alimentos 

Entrevista 4 – Alimentação e nutrição na infância 

Entrevista 5-  Preparos Saudáveis 

Entrevista 6- Comer consciente

Entrevista 7 – Alimentação e ansiedade

Entrevista 8 – Alimentos juninos

Sobre a ENUFBA

A Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia (ENUFBA) foi criada em 28 de maio de 1956, sendo o primeiro curso de bacharelado em Nutrição da região nordeste do país e o quarto do Brasil. Em 2009, foi criado o bacharelado em Gastronomia. A ENUFBA mantém desde a sua criação a missão de formar profissionais tecnicamente qualificados, capazes de refletir criticamente sobre as necessidades da sociedade brasileira e atuar profissionalmente de modo orientado pela ética e compromisso social da profissão. A ENUFBa tem como destaque o desenvolvimento de atividades interdisciplinares integrando ensino, pesquisa e extensão.Professores da ENUFBa, estarão toda segunda no quadro “Papo seguro”, dialogando sobre alimentação e nutrição diante da Covid-19.

Acompanhe também os conteúdos toda segunda aqui no no portal: https://www.portalsaudenoar.com.br/.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Sair da versão mobile