Papo Seguro: Condimento e especiarias – Por Valéria Camilo – UFRB.

Numa parceria de cooperação técnica entre  a Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia, Programa Excelsior Saúde e o Portal Saúde no ar, apresentamos mais uma temporada do Quadro: Papo Seguro: diálogos sobre alimentação e nutrição em tempos de pandemia.

Uma forma de interação de maneira mais próxima e imediata com a população em geral, buscando fornecer informações seguras e orientações nutricionais em tempos  do Novo Coronavírus.

Professores da Escola de Nutrição da UFBA contribuem semanalmente com conteúdos inéditos, apresentando  temas sobre alimentação e nutrição durante a pandemia da Covid-19.

Durante o mês de agosto vamos tratar sobre o tema condimentos,  iniciando uma série sobre esse tema. Cada semana falaremos de uma especiaria até o dia 20/09.

Nesta edição, a  Professora, Valéria Camilo – UFRB, fala sobre o assunto:  Condimentos e especiarias

Texto na íntegra e Podcast    

Olá! Eu sou Valéria Camilo, nutricionista e professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Está começando o Papo Seguro, a nossa conversa semanal sobre alimentação, nutrição e saúde em tempos de pandemia. Nosso papo de hoje é sobre Condimentos/especiarias.

Nos meses de agosto e setembro apresentaremos toda semana um podcast com um condimento diferente. Falaremos sobre conceito e importância dos condimentos para a saúde, origem, benefícios e usos nas preparações do nosso dia a dia. Vocês sabem o que são condimentos ou especiarias? Venham comigo! Os condimentos /especiarias realçam o sabor, a cor e o cheiro da nossa comida e tem ação antioxidante e antibacteriana!

As especiarias, também chamadas de condimentos, tiveram sua origem na pré-história e se referem a produtos de origem vegetal que tem um cheiro característico, sendo obtido de sementes, folhas, cascas, galhos e flores de vegetais. Podemos encontrar na forma de pó, pastas, molhos e in natura. Temos como exemplo, noz moscada, canela, cravo, gengibre, cúrcuma, pimenta do reino, orégano, baunilha, alecrim e muitos outros. Elas já foram utilizadas como remédios na cura de feridas; para embalsamar corpos no Egito e também para conservar carnes na falta da refrigeração, mas o uso que se propagou por todo o mundo foi o de temperar alimentos dando um sabor característico e como ingrediente nas preparações em substituição ao sal para pessoas que possuem pressão alta ou que querem comer menos sal ou mesmo para aqueles que não tem problemas de saúde, mas desejam realçar o sabor das preparações. Os condimentos podem deixar as preparações com um gosto doce, salgado ou picante e são chamados temperos do amor ou temperos da vida por muitos povos. Vocês sabiam que os árabes costumam temperar carnes de boi e de carneiro com canela e pimenta do reino? Sim, isso diminui a quantidade de sal de cozinha utilizado e deixa essas carnes bastante saborosas e aromáticas!  Selecionamos algumas dicas de como aproveitar os condimentos/especiarias. A primeira delas é que devemos utilizar condimentos/especiarias preparadas de forma caseira evitando comprar prontos, pois muitas vezes contém outros ingredientes como conservantes e sais sódicos e podem fazer mal à saúde.  Prefira comprar ervas frescas ou condimentos secos na feira e preparar seu próprio tempero em casa, é mais saudável! No preparo evite acrescentar muito sal e armazene em potes de vidro lavados e fervidos em água quente e secos.  Condimentos como a canela em pau podem ser usados no preparo de chás, como o chá de abacaxi com canela, é digestivo e aromático!  

A segunda dica é que as ervas frescas apodrecem mais rápido que as secas, por isso sempre que possível secar ao sol e armazenar em sacos plásticos limpos. As ervas secas tem mais sabor e exalam mais cheiro na comida. Sempre que possível antes de usar machuque-as e aqueça com um pouco de óleo bem quente para realçar o sabor!

Espero que tenham gostado das dicas de hoje e aprecie a nossa série de podcasts sobre condimentos, onde falaremos sobre pimenta do reino, cravo, canela, noz moscada, cúrcuma e gengibre! Não deixe de nos acompanhar nesse canal; um abraço e até o próximo Papo Seguro.

Podcast – 

Por: Valéria Camilo – UFRB.

Colaboração/revisão: Adriana Melo, Nedja Santos, Valterlinda Queiroz, Lílian Lessa, Valeria Camilo

 

Ouça:

 

O  Excelsior Saúde é exibido de segunda à sexta-feira, das 9 às 10h, com transmissão pelas Rádios Excelsior AM 840 e Saúde no ar (web). Acompanhe pelo site: https://redeexcelsior.com.br ou pelo aplicativo Rádio Saúde no Ar. Participação pelo  whats app (71) 9-9681-3998.

Acompanhe também os conteúdos no portal: https://www.portalsaudenoar.com.br/.

Confira todas as edições anteriores acessando esse link: Edições Papo Seguro

Entrevistas do Papo seguro:

Entrevista 1 – Nutrição em tempos de pandemia

Entrevista 2 – Nutrição e imunidade 

Entrevista 3 – Aproveitamento integral dos alimentos 

Entrevista 4 – Alimentação e nutrição na infância 

Entrevista 5-  Preparos Saudáveis 

Entrevista 6- Comer consciente

Entrevista 7 – Alimentação e ansiedade

Entrevista 8 – Alimentos juninos

Sobre a ENUFBA

A Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia (ENUFBA) foi criada em 28 de maio de 1956, sendo o primeiro curso de bacharelado em Nutrição da região nordeste do país e o quarto do Brasil. Em 2009, foi criado o bacharelado em Gastronomia. A ENUFBA mantém desde a sua criação a missão de formar profissionais tecnicamente qualificados, capazes de refletir criticamente sobre as necessidades da sociedade brasileira e atuar profissionalmente de modo orientado pela ética e compromisso social da profissão. A ENUFBa tem como destaque o desenvolvimento de atividades interdisciplinares integrando ensino, pesquisa e extensão.Professores da ENUFBa, estarão toda segunda no quadro “Papo seguro”, dialogando sobre alimentação e nutrição diante da Covid-19.

Acompanhe também os conteúdos toda segunda aqui no no portal: https://www.portalsaudenoar.com.br/.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.