Papo Seguro

Papo Seguro: Condimento e especiarias – Cravo-da-índia -Por Valéria Camilo – UFRB.

 Numa parceria de cooperação técnica entre  a Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia, Programa Excelsior Saúde e o Portal Saúde no ar, apresentamos mais uma temporada do Quadro: Papo Seguro: diálogos sobre alimentação e nutrição em tempos de pandemia.

Uma forma de interação de maneira mais próxima e imediata com a população em geral, buscando fornecer informações seguras e orientações nutricionais em tempos  do Novo Coronavírus.

Professores da Escola de Nutrição da UFBA contribuem semanalmente com conteúdos inéditos, apresentando  temas sobre alimentação e nutrição durante a pandemia da Covid-19.

Durante os meses agosto/setembro vamos tratar sobre o tema condimentos e especiarias,   iniciando uma série sobre esse tema. Cada semana falaremos de uma especiaria até o dia 20/09.

Nesta edição, a  Professora, Valéria Camilo – UFRB, fala sobre o assunto: Uso culinário e benefícios do Cravo-da-índia: botão floral de valor, sabor e aroma 

Texto na íntegra e Podcast    

 Olá! Eu sou Valeria Camilo, nutricionista e professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.   Hoje nosso Papo Seguro será sobre o Cravo-da-índia. Como vocês sabem, o Papo Seguro é nossa conversa semanal sobre alimentação, nutrição e saúde em tempos de pandemia.

 O cravo da índia é famoso por sua utilidade culinária e também na medicina popular, sendo que sua utilização  vem de muitos anos. O mesmo auxilia na digestão e possui propriedades aromáticas, estimulantes e antissépticas, além de agir no controle de bactérias, fungos e parasitas. Ajuda também no funcionamento do aparelho digestivo com atuação benéfica sobre a dificuldade de digestão e a irritação do estômago. Na culinária, a especiaria é usada principalmente em sobremesas, como doces caseiros de abóbora, mamão verde, casca de laranja, na canjica de milho e arroz doce, conferindo cheiro e sabor específico às preparações e também em preparações salgadas, porém deve-se ter cuidado na quantidade utilizada pois ele tem sabor e aroma muito fortes, podendo mascarar o sabor de outros temperos e ingredientes.

Na culinária indiana dá cheiro a preparações à base de carne de boi e de porco.

Combina com legumes como a batata doce, beterraba, cenoura e abóbora e é usado também para temperar o presunto juntamente com o mel em preparações na ceia de natal.

Venham comigo! Vamos te ensinar uma receita de arroz doce saudável e nutritivo! Coloque em uma panela 01 xícara de arroz lavado, 03 xícaras de água filtrada, 06 cravos, 02 canelas em pau e a casca ralada de 01 limão para cozinhar em fogo baixo. Quando a água secar e o arroz estiver macio, acrescente 04 xícaras de leite e 1⁄2 xícara de açúcar e continue mexendo até a mistura engrossar e ficar com uma textura cremosa. Desligue o fogo e espere esfriar um pouco. Polvilhe canela em pó para finalizar.

Além de receitas doces, o cravo pode ser utilizado como condimento para dar cheiro a receitas como na cebola piqué.

Esse condimento é preparado adicionando cravo e folhas de louro em uma cebola crua. Essa Cebola pode ser usada em molhos, sopas e caldos de carnes, dando cheiro característico do cravo às preparações e ajudando a amaciar. Isso mesmo!

A segunda dica refere-se ao momento de comprar o cravo, dê preferência a comprar o inteiro e escolha aqueles com a bolinha da ponta e sem pedaços pequenos ou partidos, evitando comprar o pó, pois perde seu sabor e cheiro mais rápido.

Então é isso pessoal, não deixem de nos acompanhar nesse canal; um abraço e até o próximo Papo Seguro.

Podcast – Uso culinário e benefícios do Cravo-da-índia: botão floral de valor, sabor e aroma

Por: Valéria Camilo – UFRB.

PRODUÇÃO (INTEGRANTES DA EQUIPE): Isabela Araújo, Lara Carise e Luiz Alberto

REVISÃO: Lílian, Larissa, Joseni e Kênnya, Valéria

 

Ouça:

 

O  Excelsior Saúde é exibido de segunda à sexta-feira, das 9 às 10h, com transmissão pelas Rádios Excelsior AM 840 e Saúde no ar (web). Acompanhe pelo site: https://redeexcelsior.com.br ou pelo aplicativo Rádio Saúde no Ar. Participação pelo  whats app (71) 9-9681-3998.

Acompanhe também os conteúdos no portal: https://www.portalsaudenoar.com.br/.

Confira todas as edições anteriores acessando esse link: Edições Papo Seguro

Entrevistas do Papo seguro:

Entrevista 1 – Nutrição em tempos de pandemia

Entrevista 2 – Nutrição e imunidade 

Entrevista 3 – Aproveitamento integral dos alimentos 

Entrevista 4 – Alimentação e nutrição na infância 

Entrevista 5-  Preparos Saudáveis 

Entrevista 6- Comer consciente

Entrevista 7 – Alimentação e ansiedade

Entrevista 8 – Alimentos juninos

Sobre a ENUFBA

A Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia (ENUFBA) foi criada em 28 de maio de 1956, sendo o primeiro curso de bacharelado em Nutrição da região nordeste do país e o quarto do Brasil. Em 2009, foi criado o bacharelado em Gastronomia. A ENUFBA mantém desde a sua criação a missão de formar profissionais tecnicamente qualificados, capazes de refletir criticamente sobre as necessidades da sociedade brasileira e atuar profissionalmente de modo orientado pela ética e compromisso social da profissão. A ENUFBa tem como destaque o desenvolvimento de atividades interdisciplinares integrando ensino, pesquisa e extensão.Professores da ENUFBa, estarão toda segunda no quadro “Papo seguro”, dialogando sobre alimentação e nutrição diante da Covid-19.

Acompanhe também os conteúdos toda segunda aqui no no portal: https://www.portalsaudenoar.com.br/

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Patricia Tosta

Recent Posts

Julho amarelo – Combate as hepatites virais

Ministério da Saúde estima que mais de 785 mil pessoas foram diagnosticadas com hepatite nas…

12 horas ago

Alimentos ultraprocessados que podem encurtar sua vida

De acordo com um novo estudo realizado com mais de 500 mil pessoas acompanhadas por…

15 horas ago

A educação com a inteligência artificial e as deficiências de sua aplicação no Brasil

Fernando Alcoforado* Este vídeo tem por objetivo apresentar como a inteligência artificial poderá ser utilizada…

16 horas ago

Meta foi proibida de treinar inteligência artificial com informações de usuários brasileiros

O governo federal proibiu a empresa Meta - dona do Facebook, do Instagram e do…

18 horas ago

Festival Latinidades abre programação do Julho das Mulheres Negras

O Julho das Mulheres Negras será aberto em Salvador com o 17º Festival Latinidades, que…

19 horas ago

Vacinação contra o HPV é ampliada para quem usa PrEP

Usuários da chamada profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV, com idades entre 15 e 45 anos,…

19 horas ago