Numa parceria de cooperação técnica entre a Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia, Programa Excelsior Saúde e o Portal Saúde no ar, apresentamos mais uma temporada do Quadro: Papo Seguro: diálogos sobre alimentação e nutrição em tempos de pandemia.
Uma forma de interação de maneira mais próxima e imediata com a população em geral, buscando fornecer informações seguras e orientações nutricionais em tempos de pandemia.
Professores da Escola de Nutrição da UFBA contribuem semanalmente com conteúdos inéditos, apresentando temas sobre alimentação e nutrição durante a pandemia da Covid-19.
Nesta Edição da terceira temporada, a professora,Nedja Silva dos Santos, fala sobre: Banana: de dia é ouro, de tarde é prata e de noite mata? O que é que a banana tem?
confira:
Olá! Eu sou Nedja Santos, Nutricionista e professora da Escola de Nutrição da UFBA. Hoje nosso Papo Seguro é sobre as propriedades da banana. Como vocês sabem, o Papo Seguro é nossa conversa semanal sobre saúde e nutrição. O papo seguro de hoje começa com uma frase muito popular que ouvimos desde a infância: “banana, de manhã é ouro, de tarde é prata e de noite mata”
. Isso sugere que a banana é um alimento de difícil digestão, se consumido à noite, mas de excelente valor nutricional, já que é comparado a ouro e prata. Será que há algum nutriente na banana que justifique essas comparações? Vem comigo, para entender um pouco mais sobre essa fruta cheia de nutrientes benéficos à nossa saúde.
A banana pode ser consumida crua, cozida, na forma de sobremesa, bolo, doce, vitamina, farofa e mais uma infinidade de possibilidades culinárias. Existem muitas variedades de bananas, sendo a prata, da terra, maçã e nanica algumas das mais populares. Todas elas são excelentes fontes de nutrientes úteis para a saúde, que podem prevenir sintomas como câimbras, além de contribuir com a redução dos níveis de colesterol no sangue e até mesmo ajudar a manter o bom humor.
Isso mesmo, comer banana traz muitos benefícios! Independente do horário do dia, a banana pode ser consumida por pessoas de todas as idades, porque tem excelente digestão. Mas para algumas pessoas que tem o intestino preso, comer banana pode piorar um pouco este sintoma. Porém, isso pode ser evitado comendo banana bem madura ao invés de “de ves”, ou seja, quase madura. Muito prática, a banana pode ser levada para o lanche da escola ou trabalho, mas também pode estar presente no cardápio da família em todas as refeições, desde o café da manhã até no café da noite. Agora vou te ensinar 2 preparações com banana. Que tal um cuscuz com banana?
Faça assim: coloque no cuscuzeiro camadas alternadas de massa de flocos de milho e fatias de banana da terra cozida, leve ao fogo e em poucos minutos terá um cuscuz delicioso e nutritivo! Experimente também fazer um bolo rápido de banana e aveia! Para o preparo, bata no liquidificador 4 ovos, 4 bananas nanicas, meia xícara de açúcar mascavo, 250g de aveia, meia xícara de óleo e 1 colher de sopa de fermento.
Se gostar, e tiver em casa, acrescente uvas passas e canela; asse em forno quente. Fica ótimo e é uma opção de lanche saudável para toda família. Agora você já sabe, a banana tem sabor e saúde, a qualquer hora do dia e da noite.
Um abraço e até o próximo Papo Seguro.
Produção: Nedja Silva dos Santos
Colaboração/revisão: Lilian Lessa, Jerusa Mota, Valéria Camilo, Adriana Mello, Valterlinda Queiroz
ouça:
O Programa Em Sintonia é exibido de segunda à sexta-feira, das 9 às 9:55h, com transmissão pelas Rádios Excelsior AM 840 e Saúde no ar (web). Acompanhe pelo site: https://redeexcelsior.com.br ou pelo aplicativo Rádio Saúde no Ar. Participação pelo whats app (71) 9-9681-3998.
Acompanhe também os conteúdos no portal: https://www.portalsaudenoar.com.br/.
Confira todas as edições anteriores acessando esse link: Edições Papo Seguro
Entrevistas do Papo seguro:
Entrevista 1 – Nutrição em tempos de pandemia
Entrevista 2 – Nutrição e imunidade
Entrevista 3 – Aproveitamento integral dos alimentos
Entrevista 4 – Alimentação e nutrição na infância
Entrevista 5- Preparos Saudáveis
Entrevista 6- Comer consciente
Entrevista 7 – Alimentação e ansiedade
Entrevista 8 – Alimentos juninos
A Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia (ENUFBA) foi criada em 28 de maio de 1956, sendo o primeiro curso de bacharelado em Nutrição da região nordeste do país e o quarto do Brasil. Em 2009, foi criado o bacharelado em Gastronomia. A ENUFBA mantém desde a sua criação a missão de formar profissionais tecnicamente qualificados, capazes de refletir criticamente sobre as necessidades da sociedade brasileira e atuar profissionalmente de modo orientado pela ética e compromisso social da profissão. A ENUFBa tem como destaque o desenvolvimento de atividades interdisciplinares integrando ensino, pesquisa e extensão.Professores da ENUFBa, estarão toda segunda no quadro “Papo seguro”, dialogando sobre alimentação e nutrição diante da Covid-19.
Acompanhe também os conteúdos toda segunda aqui no no portal: https://www.portalsaudenoar.com.br/.