A coluna: Papo Seguro, conversa semanal sobre alimentação e nutrição em tempos de pandemia, aborda o tema: Alimentos e Imunidade. Com à pandemia da Covid-19 vem se intensificando a discussão sobre alimentos e imunidade. Assim, estão surgindo várias perguntas sobre “Como melhorar a imunidade?” “O que posso fazer para fortalecer o meu corpo?”. É sobre isso que falaremos hoje!
O sistema imune ou imunológico é responsável por proteger o nosso corpo contra microorganismos como bactérias, vírus e parasitas ou substâncias não reconhecidas que podem causar algum malefício. Para o sistema imune funcionar bem é preciso dormir bem, praticar atividade física, evitar se estressar e ter uma alimentação saudável. Nutrientes como proteínas, vitaminas, minerais e fibras desempenham um papel importante na preservação do sistema imunológico.
È válido lembrar que não existe nenhuma formula nutricional, ou superalimentos com comprovação cientifica capaz de impedir as contaminações virais.
Mas existem alguns nutrientes encontrados nos alimentos do dia a dia que são excelentes para fortalecer o sistema imunológico. Darei alguns exemplos de nutrientes e de onde podemos encontrar:
- Vitamina A: encontrada em alimentos de origem animal como ovos, fígado; alimentos de origem vegetal como hortaliças de cor alaranjada (abóbora, cenoura) e de cor verde-escuros (agrião, espinafre, couve e rúcula), frutas como mamão e manga.
- Vitamina C: A principal fonte são as frutas como a laranja, limão, tangerina, goiaba branca, mamão, maracujá e acerola.
- Outra vitamina importante que pode contribuir com o sistema imune é a Vitamina D, que tem como fonte alimentar, gema de ovo, peixe pescada branca, sendo que a principal fonte é a exposição aos raios solares.Entre os minerais destacam-se:
- Selênio: mineral presente em alimentos como castanhas, feijão e carne bovina no corte do contra-filé.
- Zinco: é outro mineral excelente de grande importância no sistema imune tendo como fontes alimentares mariscos, carnes vermelhas, fígado, peixes, ovos, cereais integrais como o arroz integral.
Então é isso pessoal, no cenário atual de pandemia da Covid-19, é importante manter hábitos alimentares saudáveis, ingerindo alimentos como frutas, hortaliças, feijões, carnes magras e leite e seus derivados e castanhas os quais fornecerão os nutrientes necessários para fortalecer seu sistema imune e dessa forma, seu organismo estará mais preparado para vencer essa pandemia. Recomenda-se ainda que o consumo de sal, açúcar e gorduras seja feito em pequenas quantidades, mas isso é tema para outro papo. Não deixe de nos acompanhar nesse canal; um abraço e até o próximo Papo Seguro.
PRODUÇÃO: Valéria Camilo e Emilly Porto
REVISÃO: Jerusa Santana, Lílian Lessa, Adriana Melo, Nedja Santos
Ouça o Podcast desta semana Alimento e imunidade
Ouça também:
“Papo Seguro” –PODCAST 1 – Alimentos saudáveis, nutritivos e de baixo custo
“Papo Seguro” -PODCAST 2 – Valorizando o comércio local
“Papo Seguro” -PODCAST 3 – Aproveitamento integral dos alimentos
Entrevista 1 – Alimentos saudáveis na pandemia – ao vivo