Numa parceria com a ENUFBa- Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia e Programa Excelsior Saúde, exibido pela Rádio Excelsior da Bahia AM840, apresentamos mais uma edição da série: Papo Seguro, diálogos sobre alimentação e Nutrição em tempos de pandemia, como forma de fornecer informações seguras e orientações nutricionais à comunidade durante a pandemia do Novo Coronavírus.
Professores da Escola de Nutrição da UFBA (ENUFBA) apresentam semanalmente neste espaço informações sobre alimentação e nutrição que possam ajudar as pessoas a enfrentarem a Covid-19.
Nesta edição as professoras Adriana Melo, Valterlinda Queiroz, Lílian Lessa, Valeria Camilo, Jerusa Santana falam sobre: Alimentação variada.
Confira texto e podcast do tema.
Olá, eu sou Nedja Santos, nutricionista e professora da Escola de Nutrição da UFBA. Hoje nosso Papo Seguro será sobre “Alimentação variada.
Como vocês sabem, o Papo Seguro é nossa conversa semanal sobre saúde e nutrição em tempos de pandemia. Você sabe por que todos nós precisamos fazer uma alimentação variada? Isso mesmo, não importa se a pessoa é adulta, criança, idoso ou adolescente; não importa se é mulher ou homem, se está gestante ou se é atleta; todos precisam fazer uma alimentação variada e equilibrada. Comer vários tipos de alimentos garante que a pessoa está consumindo diferentes tipos de nutrientes porque cada alimento fornece ao corpo quantidades diferentes de vitaminas, minerais, proteínas, carboidratos e gorduras.
Por exemplo, alimentos de cor amarelo alaranjado possuem grandes quantidades de vitamina A, enquanto aqueles de cor verde escuro são excelentes fontes de ferro; as carnes possuem principalmente proteínas e os cereais como milho e arroz são boas fontes de carboidratos. Estes são alguns exemplos de alimentos de cores diferentes que possuem nutrientes diferentes em sua composição. Por isso uma alimentação variada e colorida tem maior chance de conter a maioria dos nutrientes que o corpo precisa.
Sendo assim, todos os alimentos tem sua importância na nossa alimentação, as frutas, legumes, raízes, cereais, leguminosas, leite e seus derivados, ovos, carnes de todos os tipos, até mesmo as gorduras são importantes para o bom funcionamento do corpo. O melhor é fazer uma boa seleção de cada um e comer em quantidades adequadas e preparados de maneira tradicional, como faziam nossas avós.
Ah, essa variedade na alimentação deve ser praticada em todas as refeições, desde o café da manhã até o jantar. Uma dica para se conseguir uma alimentação variada é garantir que seu prato tenha pelo menos 5 cores diferentes de alimentos. E não vale as cores artificiais dos produtos industrializados. Essas cores são provenientes de corantes e não dos nutrientes como nos alimentos in natura. Sabemos que atualmente não está fácil manter uma alimentação variada, pelo alto custo dos alimentos; a dica então é comprar sempre frutas e hortaliças da época, pois custam menos e são mais nutritivos.
Prefira comprar uma maior variedade de alimentos do que comprar grandes quantidades de poucos alimentos.
Para maiores informações, leia o Guia alimentar para a população brasileira.
Um abraço e até o próximo Papo Seguro.
Papo seguro:
Podcast: Alimentação variada.
Por: Nedja Santos -Professora da Escola de Nutrição da UFBA
Produção: Nedja Santos
Colaboração: Adriana Melo, Valterlinda Queiroz, Lílian Lessa, Valeria Camilo, Jerusa Santana
O Excelsior Saúde é exibido de segunda à sexta-feira, das 9 às 10h, com transmissão pelas Rádios Excelsior AM 840 e Saúde no ar (web). Acompanhe pelo site: https://redeexcelsior.com.br ou pelo aplicativo Rádio Saúde no Ar. Participação pelo whats app (71) 9-9681-3998.
Acompanhe também os conteúdos no portal: https://www.portalsaudenoar.com.br/.
Confira todas as edições anteriores acessando esse link: Edições Papo Seguro
Entrevistas do Papo seguro:
Entrevista 1 – Nutrição em tempos de pandemia
Entrevista 2 – Nutrição e imunidade
Entrevista 3 – Aproveitamento integral dos alimentos
Entrevista 4 – Alimentação e nutrição na infância
Entrevista 5- Preparos Saudáveis
Entrevista 6- Comer consciente
Entrevista 7 – Alimentação e ansiedade
Entrevista 8 – Alimentos juninos
Sobre a ENUFBA
A Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia (ENUFBA) foi criada em 28 de maio de 1956, sendo o primeiro curso de bacharelado em Nutrição da região nordeste do país e o quarto do Brasil. Em 2009, foi criado o bacharelado em Gastronomia. A ENUFBA mantém desde a sua criação a missão de formar profissionais tecnicamente qualificados, capazes de refletir criticamente sobre as necessidades da sociedade brasileira e atuar profissionalmente de modo orientado pela ética e compromisso social da profissão. A ENUFBa tem como destaque o desenvolvimento de atividades interdisciplinares integrando ensino, pesquisa e extensão.Professores da ENUFBa, estarão toda segunda no quadro “Papo seguro”,