Numa parceria de cooperação técnica entre a Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia, Programa Excelsior Saúde e o Portal Saúde no ar, apresentamos mais uma temporada do Quadro: Papo Seguro: diálogos sobre alimentação e nutrição em tempos de pandemia.
Uma forma de interação de maneira mais próxima e imediata com a população em geral, buscando fornecer informações seguras e orientações nutricionais em tempos de pandemia.
Professores da Escola de Nutrição da UFBA contribuem semanalmente com conteúdos inéditos, apresentando temas sobre alimentação e nutrição durante a pandemia da Covid-19.
Nesta Edição da terceira temporada, a professora Valterlinda Oliveira, fala sobre: A importância do ovo na alimentação.
Confira:
Olá! Eu sou Valterlinda Oliveira, nutricionista e professora da Escola de Nutrição da Ufba.
Hoje nosso Papo Seguro será sobre a importância do ovo na nossa alimentação. Como vocês sabem, o Papo Seguro é nossa conversa semanal sobre alimentação e nutrição. O ovo é um alimento muito importante para a nossa alimentação. Ele possui quantidade de proteína semelhante à das carnes. Além de ter menor custo em relação às carnes, o ovo é um alimento de fácil preparo e de alto valor nutritivo.
Na composição do ovo encontramos proteína completa, de excelente qualidade, semelhante às das carnes, além de vitaminas A, D, E e do complexo B, fósforo, ferro e cálcio. Por conta da sua qualidade nutricional o ovo pode trazer vários benefícios para nossa saúde, entre os quais podemos destacar: melhora o sistema imune, retarda o envelhecimento, além de ajudar no aumento da massa muscular. Podemos consumir ovo de várias formas: cozido, mexido, pochê (frito na água), frito no óleo ou na manteiga; mas devemos dar preferência às preparações que não usem gordura no preparo. Uma boa opção é o ovo cozido.
Antes de consumir devemos ter alguns cuidados com a higienização e conservação do ovo. Deve ser guardado na geladeira na parte mais fria, evitar colocar na porta. A higienização do ovo deve ser feita apenas no momento do consumo com uso apenas de água corrente. Uma recomendação importante é que ovos com cascas rachadas não devem ser consumidos.
O ovo também não deve ser consumido cru pelo risco de contaminação com a salmonella, uma bactéria que pode trazer vários problemas para a saúde. É isso aí pessoal, vamos usar a criatividade e experimentar várias receitas com o ovo como panquecas, omeletes, bolos, etc, mas tudo com moderação. Um abraço e até o próximo papo seguro
Não deixe de nos acompanhar nesse canal; um abraço e até o próximo Papo Seguro.
Podcast: A importância do ovo na alimentação
Produção: Valterlinda Oliveira
Colaboração/revisão: : Jerusa Santana, Nedja Santos e Adriana Mello
ouça:
O Programa Em Sintonia é exibido de segunda à sexta-feira, das 9 às 9:55h, com transmissão pelas Rádios Excelsior AM 840 e Saúde no ar (web). Acompanhe pelo site: https://redeexcelsior.com.br ou pelo aplicativo Rádio Saúde no Ar. Participação pelo whats app (71) 9-9681-3998.
Acompanhe também os conteúdos no portal: https://www.portalsaudenoar.com.br/.
Confira todas as edições anteriores acessando esse link: Edições Papo Seguro
Entrevistas do Papo seguro:
Entrevista 1 – Nutrição em tempos de pandemia
Entrevista 2 – Nutrição e imunidade
Entrevista 3 – Aproveitamento integral dos alimentos
Entrevista 4 – Alimentação e nutrição na infância
Entrevista 5- Preparos Saudáveis
Entrevista 6- Comer consciente
Entrevista 7 – Alimentação e ansiedade
Entrevista 8 – Alimentos juninos
Sobre a ENUFBA
A Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia (ENUFBA) foi criada em 28 de maio de 1956, sendo o primeiro curso de bacharelado em Nutrição da região nordeste do país e o quarto do Brasil. Em 2009, foi criado o bacharelado em Gastronomia. A ENUFBA mantém desde a sua criação a missão de formar profissionais tecnicamente qualificados, capazes de refletir criticamente sobre as necessidades da sociedade brasileira e atuar profissionalmente de modo orientado pela ética e compromisso social da profissão. A ENUFBa tem como destaque o desenvolvimento de atividades interdisciplinares integrando ensino, pesquisa e extensão.Professores da ENUFBa, estarão toda segunda no quadro “Papo seguro”, dialogando sobre alimentação e nutrição diante da Covid-19.
Acompanhe também os conteúdos toda segunda aqui no no portal: https://www.portalsaudenoar.com.br/.