De acordo com pesquisa liderada pela Universidade de Havard; a expectativa de vida do brasileiro diminuiu em dois anos por causa da pandemia do novo coronavírus. Além disso, segundo o estudo do Departamento de Saúde Global e População da instituição, houve uma redução média de 1,94 ano nesse índice.
Dessa forma, este índice foi 72% maior do que o registrado nos Estados Unidos. Além dos americanos, fizeram parte do estudo pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Contudo, a pesquisa ainda passará por revisão de outros cientistas e, por isso, não ainda tecebera publicação em revista científica até o momento.
Para avaliar como a pandemia impactou a expectativa de vida as pessoas, tanto no nascimento, quanto aos 65 de idade, os pesquisadores utilizaram modelos matemáticos e fizeram os cálculos levando em consideração o gênero e a localidade dos participantes.
Com a conclusão de que o brasileiro, nos últimos anos, havia ganhado uma média de 6,94 anos em expectativa de vida ao nascer. Por outro lado, a alta mortalidade impulsionada pela covid-19, diminuiu essa expectativa em 28%. Isso fez com que os níves desse índice no Brasil voltassem ao patamar de 2013.
Veja também: Ministério divulga lista, por estado, dos que não tomaram segunda dose