Ícone do site

Pandemia causou retrocesso de 27 anos no combate à pobreza na América

Painel “O Cenário dos Objetos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Contexto Atual”, no Fórum Social Mundial, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.

Representante da Organização Pan-americana de Saúde (Opas) no Brasil, Socorro Gross, afirmou que os impactos da pandemia de covid-19 na América Latina e no Caribe causaram um retrocesso de 27 anos na pobreza extrema.

A declaração foi feita durante um debate sobre o cenário dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) no contexto atual, realizado nesta quinta- feira (26/01) no Fórum Social Mundial (FSM), em Porto Alegre. Estava prevista na mesa a participação da ministra da Saúde, Nísia Trindade. Mas ela precisou cancelar a vinda a Porto Alegre devido à crise com o povo yanomami.

“A pandemia de covid-19 nas Américas trouxe uma crise sem precedentes, que impactou os determinantes sociais da saúde, aprofundando as iniquidades. Tivemos um retrocesso de 27 anos na pobreza extrema. Hoje temos na região pessoas que não são mais pobres, e sim estão em uma situação de vulnerabilidade muito importante. E nós não temos 27 anos para recuperar esses 27 anos que perdemos. Tivemos um aumento de 8 milhões de pessoas na insegurança alimentar, em uma região que já era desigual”. afirmou Socorro Gros.

Sobre o Brasil, Gross destacou que o país é um dos 20 nos quais 78% de todas as crianças não receberam nenhuma dose de vacina contra a covid-19.

 

 

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Sair da versão mobile