Portal Saúde no Ar

 

Palestra: Sono e aprendizagem

Às vésperas de provas, sejam elas para a escola, concursos ou o Enem, muitos estudantes viram a noite para revisar os assuntos. Mas todo esse esforço pode ir por água abaixo – ou, ainda pior, prejudicar o candidato. Para explicar por que isso acontece e dar dicas de como usar o sono a seu favor, a especialista Kenya Felicíssimo, Delegada-Brasil da Associação Mundial de Medicina do Sono, ministra a palestra “Entenda como o sono pode contribuir ou prejudicar seu aprendizado”, na próxima terça-feira (20), das 20h às 21h30.

O encontro é voltado para estudantes em geral e acontece no espaço Comunidade do Conhecimento da Rede FTC, localizado no Salvador Shopping (piso L2, próximo à Riachuelo). O evento é gratuito e as inscrições devem ser feitas através do site www.comunidadedoconhecimento.com.br ou do linkhttps://goo.gl/TJlm8o. No bate-papo, a profissional dará dicas do que fazer para garantir o sono restaurador e potencializar o aprendizado. “A consolidação do que foi aprendido depende de um boa noite de sono”, afirma Kenya Felicíssimo.

Ela explica que quem dorme pouco tem dificuldades de concentração, atenção, memória, entre vários outros sintomas. Se a falta de sono for na noite anterior à prova, isso é ainda pior. “Além de causar estresse, você ficará cansado, sonolento e terá dificuldade em lembrar de tudo que estudou. Enquanto dormimos, o cérebro armazena o que aprendemos e se prepara para novos conhecimentos”, diz Kenya Felicíssimo, que é professora de Mestrado da UFBA, pioneira em Odontologia do Sono na Bahia e doutora em Biotecnologia.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.