O paisagismo escolar melhora os aspectos visual e ambiental dos espaços escolares, mas se bem planejado, também contribui para a saúde e qualidade de vida dos grupos e comunicadades que neles atuam.
Podemos considerar a grande contribuição para a climatação dos espaços interno e externo das escolas, a integraçao entre: ambiente, paisagem; estética, professores, funcionários e alunos, gerando uma sinergia harmoniosa entre eles. Desafio encontrar em hortos, jardins ou pomares, trabalhadores estressados.
A maioria demonstra um pleno estado de tranquiliade e prazer, uma perfeita harmonia, pois a interação homem e meio ambiente traz essa condição, basta observar os ambientes paisagísticos religiosos, parques e afins. Pesquisas apontam que, “Nas escolas em que os pátios apresentaram vegetação mais adequada, houve uma consciência maior sobre os seus benefícios além de aumento da autoestima da comunidade escolar”.
No último sábado (15) na expociência do Colégio Antônio Vieira, em Salvador, o tema paisagismo escolar foi abordado, pelos alunos: Daniel Fontes, Jander Magno, Gabriel Arimatéia e Cláudio Filho, sob a supervisão do professor Altair Cerqueira, que retratou a transformação paisagística do ambiente escolar adotada recentemente pela escola. Na apresentação a equipe demonstrou a comprovação dos aspectos positivos do paisagismo escolar encontrados em suas pesquisas.
No momento atual, em que os valores da boa convivência são ameaçados, a nossa sociedade precisa encontrar saídas e bons exemplos para melhorar a qualidade de vida individual e social, e o bem estar deve ser um dos parâmetros da complexa equação do desenvolvimento.
Essa jovem equipe mostrou que sonhar é possível, onde os resultados encontrados e comparados com os já publicados, fundamentam essa transformação. Precisamos difundir iniciativas como essas nas unidades escolares de todo o pais, para minimizarmos os efeitos deletérios dos problemas vividos continuamente na educação brasileira.
Essas ideias se afinam com a proposta do projeto INTEGRAÇÃO VERDE, uma das ações do núcleo de Educação e Cidadania do Projeto Saúde no Ar, que tem como objetivo realizar uma integração ambiental escola comunidade, onde sejam construídos projetos personalizados de educação ambiental e construção de espaços ambientais (paisagismo, arborismo, hortas convencionais e medicinais).
Todas as etapas do projeto serãor registradas (vídeo, áudio, matérias) e posteriormente utilizadas com os recursos da Web, radiodifusão, linguagens artísticas e expressões culturais para disseminar de forma clara, objetiva, dinâmica atraente e responsável, informações variadas sobre a temática.
Este projeto encontra-se em fase de implementação e em busca de parceiros interessados em agregar a sua marca a uma ação de responsabilidade e desenvolvimento social.
Para conhecer mais o projeto INTEGRAÇÃO VERDE, assista o vídeo a seguir
Para entrar em contato com a diretoria executiva, envie email para ezequiel.fisico@gmail.com. Contato: 55 71 987596650. 981427195
Foto: Saúde no Ar
Redação Saúde no Ar