A vegetação proporciona vários benefícios ao meio urbano, visando a humanização das cidades. O paisagismo é o ramo do urbanismo que busca promover o equilíbrio e o resgate da natureza no ambiente antrópico, tornando-o mais agradável. Tem, portanto, um papel muito importante no restabelecimento da relação entre o Ser Humano e o meio natural, garantindo um estado de satisfação e uma melhor qualidade de vida para todos, inclusive a outros seres vivos.
As árvores também permitem o conforto acústico, visando alcançar o bem-estar, importante condição para a garantia da saúde individual e coletiva e qualidade de vida urbana. Sobre o conforto visual, a vegetação urbana proporciona ou garante as condições estéticas ou sanitárias ao ambiente, aumentando a sensação de prazer e bem-estar. A ausência de árvores floridas e com cores e volumetrias diversificadas proporciona efeitos danosos, podendo prejudicar a saúde ou criando condições adversas.
O assunto foi tema do programa Saúde no ar, no Quadro Saúde e Meio Ambiente, desta quarta-feira (04/10), com o arquiteto e urbanista José Augusto Saraiva Peixoto.
Ouça comentário na íntegra:
Fonte: José Augusto Saraiva Peixoto (Arquiteto e Urbanista)
Foto: Google
Redação Saúde no Ar