Pacientes da Doença de Paget terão novo medicamento no SUS

 

Os portadores de uma doença rara que atinge os ossos, conhecida por doença de Paget, terão mais um medicamento colocado a disposição de forma gratuita  pelo Ministério da Saúde. Ácido Zoledrôfonico atua na restauração dos ossos e alivia as dores de que sofre com essa enfermidade.

Segundo o ministério da Saúde, “para a incorporação de novas tecnologias ao SUS, de acordo com o Decreto nº 7.646/2011, é necessária a apresentação de estudos à Comissão Nacional de Incorporação de Novas Tecnologias (Conitec) do Ministério da Saúde, que podem ser oriundos de empresas, organismos da sociedade civil e instituições participantes do SUS, entre outros.”

A incorporação do Ácido Zoledrônico (ZOL) para distribuição do citado medicamento, SUS terá um impacto, inicial, de R$ 9,6 milhões por ano.

Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) já oferta os medicamentos Alendronato, Risedronato e Pamidronato para a doença de Paget. A doença aumenta o número, tamanho e atividade das células que compõem a matriz óssea. Este desequilíbrio pode causar deformidades nas áreas da pelve, coluna, crânio, fêmur e tíbia.

Fonte: Ministério da Saúde

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.