Paciente com Covid-19 recebe transplante de pulmão de doadores vivos

De acordo com anuncio, médicos japoneses informaram o sucesso do primeiro transplante mundial de tecido pulmonar de doadores vivos para uma paciente com grave lesão pulmonar causada pela Covid-19.

A paciente recebeu a doação, de parte dos pulmões do seu marido e do seu filho (o marido doou parte do pulmão esquerdo e o filho, parte do direito). A cirurgia que iniciou na qurta-feira dia (07), durou quase 11 horas e o estado de saúde do três é estável; segundo o Hospital Universitário de Quioto.

Além disse a universidade ressalta que já houveram dezenas de transplantes de partes de pulmões retirados de doadores com morte cerebral nos Estados Unidos; bem como na Europa e na China. Contudo, transplantes de doadores com morte cerebral ainda são raros no Japão, e doadores vivos considerados uma opção mais realista para os pacientes.

Pulmões danificados

A transplantada contraiu Covid-19 no final do ano passado e desenvolveu dificuldades respiratórias que pioraram rapidamente. Dessa forma, precisando de suporte de vida que funciona como um pulmão artificial; por mais de três meses em um hospital pelo grande dano sofrido pelos pulmões da paciente.

De acordo com o hospital, a paciente se livrou do vírus, contudo, os pulmões deixaram param o funcionamento não tendo reação a tratamentos, e a única opção para ela continuar a viver era receber um transplante de pulmão. Assim,  a cirurgia aconteceu no Hospital Universitário de Quioto por uma equipe de 30 pessoas liderada por Hiroshi Date.

Campanha Vidas Importam 

Veja também: Anvisa solicita alteração de bula da vacina de Oxford

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.