Paciente com AVC terá assistência especial

Nesta terça-feira (26), médicos de várias especialidades, políticos e representantes da sociedade civil vão discutir na Assembleia Legislativa da Bahia, a implantação de uma rede estadual de assistência especializada ao paciente com Acidente Vascular Cerebral (AVC). A discussão ocorrerá a partir das 9h30 em sessão especial na Comissão Estadual de Saúde da Assembleia.

O AVC, também chamado popularmente de derrame, é considerado pelo Ministério da Saúde como uma das principais causas de morte no Brasil, e, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, o segundo motivo de óbito em todo o mundo. Somente em 2015, o AVC fará mais de 100 mil vitimas fatais no Brasil, seis mil dos quais na Bahia.

Além da alta letalidade causada pelo derrame, quem sobrevive normalmente fica com graves sequelas, necessitando de diversos cuidados especiais para a sua reabilitação, fato que requer estrutura adequada e um considerável volume de recursos financeiros, normalmente impossível de ser pago pela maiorias dos brasileiros.

É por este motivo que o Saúde no Ar traz nesta terça o neurologista Pedro Antônio Pereira, coordenador da unidade de AVC do Hospital Geral Roberto Santos e prof. adjunto da UFBA para o quadro “Conversando com o especialista”, onde será entrevistado por Patrícia Tosta.
Dr. Pedro Antonio vai conversar conosco sobre como funcionará esse rede de assistência e como ela poderá beneficiar os pacientes que tiveram AVC.

Também será entrevistado no quadro “Conversando com o especialista” o coordenador da Vigilância Epidemiológica da Município, Ênio Soares, que falará sobre Imunização.

O programa vai ao ar a partir das 8h na Rádio Excelsior da Bahia (AM 840), podendo ser sintonizado também na nossa Rádio Web, no site www.portalsaudenoar.com.br. Os interessados podem fazer perguntas através do telefone 3328.7666 ou do WhatsApp 9681.3998.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.