Considerado uma importante fonte de proteína e nutrientes, o ovo, além de ser um alimento que traz benefícios para a visão e o cérebro, auxilia também na recuperação muscular, aponta especialistas.
Entre as substâncias presentes no ovo, está a colina, necessária para funções básicas do corpo, como o funcionamento das células, do fígado e o transporte dos nutrientes. Embora essa substancia – colina – seja produzida pelo organismo, essa produção é inadequada para atingir a necessidade diária, motivo o qual é necessário ser consumida na dieta. De acordo com a pediatra Ana Escobar, essa substância faz bem para o cérebro e pode evitar doenças degenerativas, como Alzheimer e Mal de Parkinson.
O veterinário especialista em ovo, José Roberto Bottura, destaca que a colina está presente na gema, mas vale ressaltar que há diferenças na coloração do produto – a gema amarela depende da quantidade de milho que o animal come.
Já a nutricionista Lara Natacci, explica que milho é rico em carotenoides, antioxidantes bons para a visão – motivo o qual está mais presente no ovo caipira – o pode auxiliar a evitar problemas nos olhos, especialmente em pessoas mais velhas.
Uma das principais proteínas do corpo, está presente na clara – a abulmina – responsável pelo transporte de nutrientes, controle da distribuição de líquido pelo organismo e também pela recuperação muscular.
De acordo com a nutricionista Lara Natacci, quando a pessoa faz atividade física, o músculo sofre pequenas lesões, que são reparadas durante a noite, e a abulmina ajuda nesse processo.
Especialistas recomendam aos que tem colesterol alto, ingerir ovo de duas a três vezes por semana. Já os aqueles que não apresentam problemas podem consumir um ovo por dia. Entre as variedades de ovos, o que tem menos gordura é o de codorna. O ovo de granja apresenta menos calorias e o ovo de pata tem mais vitamina B12.