Foi realizado nesta segunda- feira (18/11), pela Coordenação de Ouvidoria SUS-Bahia , o Seminário de Sensibilização dos Gestores do SUS. O evento ocorreu no no Hotel Vila Velha, em salvador. O objetivo foi de ampliar e fortalecer a Rede de maneira qualificada e integrada, conforme preconiza o Sistema Nacional de Ouvidorias do SUS.
Atualmente, a Ouvidoria SUS está presente em 29 municípios baianos. A realização do encontro atende as metas do Plano Plurianual (PPA) e do Plano Estadual de Saúde (PES), de acordo com a Portaria GM/MS, nº 1.975 de 29 de junho de 2018, a qual instituiu incentivo financeiro destinado aos Estados e Distrito Federal para qualificação da Gestão no SUS, com foco na implantação, descentralização e qualificação de ouvidorias do SUS.
“Na ouvidoria, a questão é ouvir. Como gestão, é importante compreender a questão é compartilhar, comunicar. Na hierarquização da saúde, a gente precisa fazer com que nosso cliente, a nossa população dos 417 municípios entenda que primeiro está a atenção primária, depois vem a especializada, e ouvidoria tem um papel muito importante nisso, porque falamos em gestão e eficiência”, afirmou a subsecretária da Saúde do Estado, Tereza Paim, durante a abertura do evento.
Fonte: Sesab