Criado como um movimento mundial para a prevenção e controle do câncer de mama, a campanha Outubro Rosa contará, este ano, com uma série de ações do Governo do Estado. Um dos destaques é a oferta, pela Secretaria de Saúde (Sesab), de 14 mil exames de mamografia na capital e interior.
Além disso, a Secretaria da Agricultura (Seagri) irá promover a conscientização a respeito da doença, direcionada às mulheres produtoras rurais.
Os exames podem ter agendamento para mulheres de 40 a 69 anos, com horário previamente agendado pela internet, a fim de evitar filas e aglomerações no atendimento.
Na capital baiana, as mamografias acontecem em unidades móveis e no Centro Estadual de Oncologia (Cican). Por outro lado, no interior, as 21 Policlínicas Regionais de Saúde ofertarão os exames, no entanto, o agendamento ocorre nos postos de saúde ou nas Secretarias Municipais de Saúde. No dia marcado para o exame, é necessário apresentar um documento de identidade com foto, cartão do SUS e um comprovante de endereço no município.
Ainda assim, aliando-se às ações do Outubro Rosa, o Hospital da Mulher terá uma programação especial; iniciada no dia 4 de outubro, com a realização de punções mamárias (biópsias) para pacientes, em articulação com as Policlínicas; visando reduzir o tempo do diagnóstico e tratamento para as pacientes. Durante todo o mês de outubro serão realizadas cirurgias de reconstrução mamária para pacientes oncológicas da unidade.