Portal Saúde no Ar

 

OSID promove mutirão de consultas para cirurgia de catarata

Os agendamentos serão realizados por telefone, de 6 a 10 de fevereiro

 

Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) promovem, no próximo dia 25 de fevereiro (sábado), a partir das 7h, no Ambulatório da instituição (Avenida Dendezeiros do Bonfim, 161 – Portão 3), um mutirão de consultas ambulatoriais de Oftalmologia para triagem de pacientes para cirurgias de catarata. O Dia D do Mutirão de Catarata é voltado para pessoas com idade a partir de 55 anos, com diagnóstico ou sintomas da doença. O cadastro deve ser feito de 6 a 10 de fevereiro, exclusivamente pelo telefone (71) 3316-8890, sendo de segunda a quinta-feira, das 7h às 17h, e sexta-feira, das 7h às 16h. Serão disponibilizados 250 agendamentos e a marcação ocorrerá até o preenchimento das vagas.

No momento da ligação o paciente deve ter em mãos o documento de identidade e o cartão do SUS para informar os dados necessários para o cadastro. A mesma documentação deverá ser apresentada no dia da consulta (25/02). Não é necessário apresentar requisição médica. Durante a ação, os pacientes serão avaliados por profissionais do Serviço de Oftalmologia da instituição e encaminhados para posteriormente realizarem os exames pré-operatórios necessários para a cirurgia.

“A catarata é uma doença que costuma ter uma repercussão importante na vida das pessoas, uma vez que pode levar a acidentes de trânsito e quedas, por exemplo. Desta forma, as Obras Sociais Irmã Dulce consideram muito importante reabilitar esses pacientes, porque assim podemos devolver a eles a qualidade de vida”, argumenta o médico oftalmologista Bruno Castelo Branco, coordenador do Serviço de Oftalmologia da OSID.

Catarata – A vista embaçada é um dos primeiros sintomas da catarata, doença ocular que atinge o cristalino, cuja principal função é fornecer nitidez à visão e funciona como uma espécie de lente. Muito frequente ao envelhecer, a catarata atinge 70% dos idosos com idade a partir dos 70 anos; ocorre entre 16% e 20% das pessoas a partir dos 60 anos e afeta cerca de 3% da população que está na faixa etária de 50 anos. Felizmente, a catarata pode ser revertida por meio do tratamento cirúrgico, que consiste em remover o cristalino danificado e substituí-lo por uma lente artificial, que irá realizar a função perdida

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe