Portal Saúde no Ar

 

Osid deve ganhar faculdade de Medicina

O Conselho Universitário da Universidade do Porto, em Portugal, aprovou a criação de uma faculdade de Medicina em Salvador, nas Obras Sociais de Irmã Dulce (Osid), que deverá ser mantida pela Federação Mundial das Santas Casas, conforme informação do governador Rui Costa, que voltou sábado de uma viagem à Europa. A informação foi publicada nesta terça-feira (20.10) pelo jornal Tribuna da Bahia.

Conforme a matéria, o governador já tinha conversado sobre o tema com o ministro da Seguridade de Portugal, Agostinho Branquinho, durante o Congresso Internacional das Entidades Filantrópicas, que reuniu em setembro em Salvador administradores das Santas Casas de Misericórdia do mundo.

Embora a Osid já possua residências em especialidades médicas, e seja reconhecida como campo de pesquisas, a superintendente da Osid, Maria Rita Lopes Pontes, disse ao jornalista que ainda não foi comunicada sobre o projeto, que segundo ela vai  depender de apoio financeiro, pois não se restringe apenas à área acadêmica e a Osid não tem o terreno para a implantação da faculdade. Disse estar ciente, apenas, de um protocolo para intercâmbio profissional de médicos da instituição e da Universidade de Porto que deverá ser assinado em novembro.

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) também está à espera de maiores informações do governador, para quem a “Faculdade de Medicina de Irmã Dulce vai gerar emprego e fortalecer a ‘Cidade Baixa’ ”.

Atualmente, a Osid abriga um dos maiores complexos de saúde do país 100% SUS, com cerca de 4 milhões de atendimentos ambulatoriais por ano.

*Redação Portal Saúde no Ar

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.