Ícone do site

Os sinais da decadência do capitalismo no mundo

O artigo apresenta os sinais da decadência do sistema capitalista mundial que caminha inevitavelmente para seu fim em meados do século XXI (2037, 2043 ou 2053) quando a taxa de lucro global e a taxa de crescimento do Produto Mundial Bruto alcançarão o valor zero e cessará o processo de acumulação do capital. Este cenário levará ao fim do processo de acumulação do capital confirmando a tendência de que o capitalismo não perdurará para sempre como modo de produção, como muitos pensam, porque ele terá o mesmo fim de outros modos de produção que desapareceram, como é o caso do escravismo no século V e do feudalismo no século XIV. O capitalismo evoluirá com as características de entropia ao apresentar a tendência universal de evoluir para uma crescente desordem e autodestruição até o seu fim em meados do século XXI.

A decadência do sistema capitalista mundial se concretiza, portanto, não apenas pelo fato de a taxa de lucro global e a taxa de crescimento do Produto Mundial Bruto alcançarem o valor zero em meados do século XXI, mas também, por apresentar outros sinais de decadência representados pela gigantesca dívida global, que alcançou US$ 275 trilhões em 2020 em dívidas governamentais, corporativas e domésticas, quase três vezes o Produto Bruto Mundial, que se constitui em uma bomba prestes a explodir e porque o planeta Terra já está atingindo seus limites no uso de seus recursos naturais. Hoje, por conta do atual ritmo de consumo, a demanda por recursos naturais excede em 41% a capacidade de reposição da Terra. Se a escalada dessa demanda continuar no ritmo atual, em 2030, com uma população planetária estimada em 10 bilhões de pessoas, serão necessárias duas Terras para satisfazê-la.

O previsível esgotamento dos recursos minerais, particularmente os energéticos, e as ameaças de mudanças climáticas catastróficas, temas maiores da agenda ecológica, encaixam bem no processo entrópico do capitalismo. Tudo o que acaba de ser descrito deixa evidenciado que não há solução para os problemas que afligem a humanidade nos marcos do capitalismo com a realização de reformas políticas, econômicas, sociais e ambientais. Será o mesmo que “enxugar gelo”. Diante da perspectiva de fim do sistema capitalista mundial em meados do século XXI, a humanidade precisa construir uma nova sociedade tendo como objetivo criar um ambiente de liberdade, igualdade e fraternidade entre os seres humanos para a conquista de sua felicidade resgatando os ideais do Iluminismo. Esta nova sociedade deveria ser o socialismo democrático.

Para construir uma nova sociedade no planeta, urge a existência de um governo mundial e de um parlamento mundial para coordenar as ações dos governos nacionais visando promover a transição do capitalismo para o socialismo democrático. Para viabilizar um governo mundial é preciso que, de início, seja constituído um Fórum Mundial pela Paz e pelo Progresso da Humanidade com a participação de representantes de governos e de organizações da Sociedade Civil de todos os países do mundo. Neste Fórum seriam debatidos e estabelecidos os objetivos e estratégias visando a constituição de um governo mundial, um parlamento mundial e a construção de uma nova sociedade que seja estruturada com base nos princípios do Iluminismo, isto é, na liberdade, igualdade e fraternidade.

O vídeo abordando o tema deste artigo pode ser assistido acessando o website.

Por: Fernando Alcoforado

 

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Sair da versão mobile