Os perigos da automedicação é o tema do Saúde no Ar desta quarta(20)

O Brasil é campeão de automedicação, título negativo para o país, já que a auto-medicação é considerada um problema mundial de saúde pública. Essa mania do brasileiro de se automedicar é atribuída às muitas opções de medicamentos e diversas facilidades de adquiri­-los, além do conforto e praticidade de locomoção. Contudo, o uso indevido de medicamentos é considerado um problema muito grave já que muitos remédios são sintomáticos, ou seja, só tratam os sintomas, podendo mascarar diagnósticos de alguma doença mais grave e esconder os sintomas. A interação medicamentosa também é um fator de risco gravíssimo podendo levar a reações adversas, alergia e risco de morte.
Os genéricos também são apontados como fatores indutivos de auto-medicação. Nesta quarta-feira (20.05), Dia do Medicamento Genérico, o “ Conversando com o especialista” convidou a farmacêutica Maria Fernanda Barros, do Centro de Informação sobre Medicamento do Conselho Regional de Farmácia, para falar sobre o uso indiscriminado do analgésico.
O programa vai ao ar a partir das 8h na Rádio Excelsior da Bahia (AM 840), com a mediação de Patrícia Tosta, podendo ser sintonizado também na nossa Rádio Web, no site www.portalsaudenoar.com.br. Os interessados podem fazer perguntas através do telefone 3328.7666 ou do WhatsApp 9681.3998.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.