Categories: Notícias

Os parlamentares e os governadores de estado de que o Brasil precisa

 

Este artigo tem por objetivo mostrar a importância de o povo brasileiro votar nas próximas eleições parlamentares para a Câmara dos Deputados, para o Senado Federal e para as Assembleias Legislativas estaduais e para os governos dos estados em candidatos que estejam alinhados com o plano de governo do candidato a presidente da República que esteja comprometido a reverter todos os males sociais gerados pelo governo Bolsonaro e a erradicar do País todas as medidas neoliberais impostas pelos diversos governos brasileiros desde 1990. No artigo O presidente de que o Brasil precisa, publicado recentemente, traçamos o perfil do Presidente da República de que o Brasil precisa no atual momento histórico. Neste artigo, afirmamos que o futuro presidente do Brasil deve priorizar a solução dos problemas sociais que só serão resolvidos com a solução dos problemas econômicos os quais exigirão o protagonismo do Estado brasileiro diferentemente do impotente Estado brasileiro em que foi transformado desde 1990 com a adoção no Brasil do modelo de sociedade neoliberal. Neste artigo, afirmamos que o futuro Presidente do Brasil deve ser capaz de atender com urgência as necessidades mais prementes da grande maioria da população brasileira que são o aumento do emprego com seus direitos trabalhistas assegurados, a assistência social aos desempregados, o aumento da renda hoje bastante aviltada da população, o acesso à casa própria pela população pobre com a infraestrutura necessária, o provimento da assistência social garantida às populações em situação de rua, a superação da fome endêmica sofrida pela população brasileira e a prestação dos serviços de educação de qualidade pública e universal e de saúde e previdência social para toda a população.

No artigo acima citado, afirmamos que o futuro Presidente do Brasil deve se comprometer, primordialmente, como candidato, a reverter todos os males sociais gerados pelo governo Bolsonaro e a erradicar do País todas as medidas neoliberais contrárias aos interesses do povo, das empresas nacionais e da nação brasileira impostas pelos diversos governos brasileiros desde 1990. No referido artigo, afirmamos que, sem a extirpação dos males sociais gerados pelo governo Bolsonaro e das medidas neoliberais adotadas no Brasil desde 1990, os problemas econômicos, sociais e ambientais do Brasil não serão resolvidos. Esta é a condição sem a qual continuaremos convivendo com os males que afetam nosso País desde 1990 e, sobretudo, durante o governo Bolsonaro que incorporou mais um agravante ao atentar contra o sistema democrático implantado no Brasil desde 1988 com sua pretensão de implantar uma ditadura fascista. Afirmamos no artigo acima citado que o futuro Presidente do Brasil deve se comprometer, também, com a defesa dos princípios da Constituição democrática de 1988. Afirmamos que o Brasil e o mundo não podem mais conviver com a globalização neoliberal em consequência da devastação política, econômica, social e ambiental por ela provocada. No referido artigo, afirmamos que, o futuro Presidente do Brasil tem que necessariamente demonstrar de forma convincente que possui um plano a ser colocado em prática que visa atender as expectativas das mais amplas camadas da população brasileira. Este plano deve ser capaz de reativar a economia brasileira, elevar os níveis de emprego e renda da população, atender os anseios das populações hoje deserdadas socialmente e superar a dependência econômica, científica e tecnológica do País em relação ao exterior. Estas são as condições que considero essenciais para que o futuro presidente do Brasil venha a conquistar o apoio de camadas expressivas da população e tenha sucesso na execução de seu plano de governo.

No entanto, para governar colocando em prática seu plano de governo, o futuro presidente da República deve assegurar a governabilidade. Em uma República presidencialista como a do Brasil, a efetiva Governabilidade é alcançada quando o Poder Executivo conta com o apoio da maioria do Parlamento, da população ou de amplos setores da sociedade civil. É preciso observar que a governabilidade só é alcançada quando existe: 1) o relacionamento o mais construtivo possível dos poderes constituídos da República (Executivo, Legislativo e Judiciário) entre si no processo de tomada de decisões; 2) o relacionamento o mais construtivo possível entre os poderes constituídos da República e os governos dos estados componentes da federação brasileira e municipais no processo de tomada de decisões; e, 3) o relacionamento o mais construtivo possível entre os poderes constituídos da República e a Sociedade Civil no processo de tomada de decisões. Governabilidade expressa, em síntese, a possibilidade do governo de uma nação realizar políticas públicas resultantes da convergência entre as várias instâncias do Estado nacional entre si e deste com as organizações da Sociedade Civil. Sem condições de Governabilidade é impossível sem uma adequada Governança. É preciso observar que a Governança está relacionada com a capacidade financeira e administrativa do governo de um Estado nacional e a competência de seus gestores de praticar políticas públicas. Governança é a competência dos gestores do governo de colocar em prática as decisões tomadas ou, em outras palavras, a capacidade de o Estado nacional exercitar seu governo. Governança significa transformar o ato governamental em ação pública, articulando as ações do governo em todos os níveis e com a Sociedade Civil.

Sem condições de Governabilidade é impossível uma adequada Governança. O Brasil só alcançará a governabilidade e assegurará efetiva governança desde que o governo federal conte com maioria parlamentar na Câmara dos Deputados e no Senado Federal e conte com o apoio da maioria dos governos estaduais e municipais. Isto significa dizer que, além de eleger o futuro presidente, é preciso que a maioria dos parlamentares e dos governadores de estado estejam com ele alinhados politicamente para colocar em prática o plano de governo. Não basta, portanto, eleger um novo presidente da República comprometido com os interesses da grande maioria da população. É preciso combater a eleição dos parlamentares corruptos que estão a serviço de grupos econômicos e que constituem atualmente a maioria no Congresso Nacional. É preciso eleger parlamentares e, também, governadores de estado comprometidos com a execução do plano de governo do candidato a presidente da República que esteja comprometido a realizar as mudanças políticas, econômicas, sociais e ambientais necessárias ao Brasil. Portanto, é preciso que o eleitorado eleja uma maioria de parlamentares e de governadores de estado que estejam comprometidos com a extirpação dos males sociais do Brasil e a extirpação das medidas neoliberais que contribuíram para comprometer os interesses da população e do Brasil desde 1990. Isto significa dizer que o eleitorado não deve votar em candidatos ao parlamento e ao governo dos estados que sejam bolsonaristas e favoráveis ao neoliberalismo.

Acesse artigo em vídeo aqui.

 

 

Por: Fernando Alcoforado, 82, condecorado com a Medalha do Mérito da Engenharia do Sistema CONFEA/CREA, membro da Academia Baiana de Educação, engenheiro e doutor em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Barcelona, professor universitário e consultor nas áreas de planejamento estratégico, planejamento empresarial, planejamento regional e planejamento de sistemas energéticos, é autor de 15 livros abordando temas como globalização, desenvolvimento econômico e social no Brasil e no mundo, aquecimento global e mudança climática, energia no mundo e no Brasil, as grandes revoluções científicas, econômicas e sociais, ciência e tecnologia e cosmologia.

Este texto não reflete necessariamente a opinião do Portal Saúde no Ar

 

 

Campanha Solidariedade é Amor #SOSBAHIA 

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Joice Mara Araujo

Recent Posts

Julho amarelo – Combate as hepatites virais

Ministério da Saúde estima que mais de 785 mil pessoas foram diagnosticadas com hepatite nas…

15 horas ago

Alimentos ultraprocessados que podem encurtar sua vida

De acordo com um novo estudo realizado com mais de 500 mil pessoas acompanhadas por…

17 horas ago

A educação com a inteligência artificial e as deficiências de sua aplicação no Brasil

Fernando Alcoforado* Este vídeo tem por objetivo apresentar como a inteligência artificial poderá ser utilizada…

18 horas ago

Meta foi proibida de treinar inteligência artificial com informações de usuários brasileiros

O governo federal proibiu a empresa Meta - dona do Facebook, do Instagram e do…

21 horas ago

Festival Latinidades abre programação do Julho das Mulheres Negras

O Julho das Mulheres Negras será aberto em Salvador com o 17º Festival Latinidades, que…

21 horas ago

Vacinação contra o HPV é ampliada para quem usa PrEP

Usuários da chamada profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV, com idades entre 15 e 45 anos,…

21 horas ago