Os métodos da ciência na validação de medicamentos e vacinas e a pandemia do novo coronavírus

O artigo OS MÉTODOS DA CIÊNCIA NA VALIDAÇÃO DE MEDICAMENTOS E VACINAS E A PANDEMIA DO NOVO CORONAVIRUS tem por objetivo apresentar os métodos adotados pela ciência utilizados na validação de medicamentos e vacinas.

Esta apresentação é de extrema relevância para mostrar aos leitores que nenhum medicamento ou vacina deve ser utilizado sem que que seja validado pelo método científico, isto é, não pode ser utilizado sem passar por testes rigorosos para comprovar sua eficácia e segurança para seus usuários.

Este esclarecimento é bastante importante porque no Brasil e no mundo surgiram defensores de medicamentos e de tratamento precoce da covid-19 sem haver nenhuma demonstração de sua validade científica comprometendo o combate à pandemia do novo coronavirus e contribuindo para o crescimento de infectados e mortos com a escalada da pandemia. O que aconteceu há milênios, quando a medicina era baseada em crendices populares para tratar ou prevenir determinadas doenças para que todos passassem a usá-la, está ocorrendo no Brasil e em vários países do mundo no momento.

Estas condutas absurdas voltaram a acontecer no Brasil com a pandemia do novo coronavirus praticadas pelo presidente Jair Bolsonaro, seus seguidores e, até mesmo, surpreendentemente, por alguns médicos que sugerem a adoção de medicamentos e de tratamento precoce da covid-19 sem nenhuma base científica. Neste artigo foi apresentada uma resposta aos negacionistas da ciência como Jair Bolsonaro e seus seguidores que insistem em defender o uso de medicamentos comprovadamente ineficazes na cura da covid-19 como a cloroquina, hidroxicloroquina, ivermectina, entre outros medicamentos, além de contribuir com efeitos colaterais adversos.

Para assistir o vídeo que aborda o tema deste artigo, acessar o canal Fernando Alcoforado do YouTube através do website 

Este artigo de 3 páginas pode ser lido em sua completude acessando, também, os websites Academia.edu

FERNANDO ALCOFORADO
Engenheiro, Professor Universitário
Doutor em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Regional
Consultor em:
Planejamento Estratégico.
Planejamento de Sistemas Energéticos.
Planejamento Regional

Campanha Vidas Importam 

Veja também: Vacina contra covid de Cuba apresenta eficácia preliminar de 62%
O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.