As drogas são um problema mundial que tem tirado a vida de milhões de jovens e devastado muitas famílias. O dia 26 de junho, que este ano caiu na última sexta-feira, foi escolhido pela ONU como o Dia Internacional de Combate às Drogas. Segundo dados do relatório mundial da organização, uma média de 243 milhões de pessoas usa drogas ilícitas no mundo.
O uso de drogas por crianças e adolescentes também vem crescendo cada vez mais. Um estudo realizado no Brasil e publicado no Jornal da Tarde mostrou que 24, 7 % dos jovens entre 10 e 17 anos já experimentaram algum tipo de droga.
Os males que as drogas causam à saúde serão tema do programa Saúde no Ar desta segunda-feira (29.06), no quadro “Conversando com o especialista”, que terá como convidado o médico Geonaldo Fonseca, psiquiatra do Centro de Saúde Mental Professor Aristides Novis. O programa, conduzido por Patrícia Tosta, vai ao ar a partir das 8h na Rádio Excelsior da Bahia (AM 840), podendo ser sintonizado também na nossa Rádio Web, no site www.portalsaudenoar.com.br. Os interessados podem fazer perguntas através do telefone 3328.7666 ou do WhatsApp 9681.3998.
É importante frisar que o uso das drogas, além do vício e de perturbações mentais causa vários tipos de doenças como a aids, doenças venéreas, endocardite infeciosa, enfisema pulmonar, desnutrição,comprometimento cerebral, cirrose e câncer no fígado diagnosticadas principalmente nos usuários que consomem grandes quantidades de bebidas alcoólicas, insuficiência renal e distúrbios comportamentais como depressão, euforia, perda do sentido da realidade e outras.
Atualmente a Interpol ( International Criminal Police Organization) estima que o mercado mundial destas substâncias ilícitas movimente meio bilhão de dólares por ano, favorecendo e beneficiando diversas organizações criminosas diretamente relacionadas à corrupção de funcionários públicos dos setores de segurança pública, segurança nacional, sistema bancário, poder judiciário, entre diversos outros.
Segundo dados da Polícia Federal Brasileira e da Interpol , o Brasil é rota internacional de 90% de toda cocaína comercializada no mundo e os recursos financeiros originários desta comercialização está, segundo a CPI do Narcotráfico de 1991, sendo usado inclusive no financiamento eleitoral de políticos .
A.V.