Categories: Notícias

Os cuidados com as crianças nos primeiros anos de vida

 

Nesta segunda-feira, 24/08, Dia da Infância, Patrícia Tosta, entrevistou a pediatra, Dolores Fernandez, presidente do departamento de aleitamento materno da Sociedade Baiana de Pediatria. Dolores conversou sobre a importância de uma boa alimentação e os cuidados que os pais devem ter com os filhos nos primeiros anos de vida.

A pediatra destaca que   o leite materno é um alimento não só para o corpo, “mas alimenta a alma também”.  A amamentação, faz vínculos emocionais, a criança de se torna bem mais saudável e possui substâncias para formação dos neurônios, do sistema nervoso central que desenvolve o corpo e a inteligência.

Dolores   explica que no primeiro ano de vida, o acompanhamento clínico deve ser maior, para checar se a criança está com obesidade, se ganha peso, se está com sobre peso. É verificado as medidas e o desenvolvimento.  Dolores recomenda uma consulta mensal até os primeiros seis meses. Após seis meses, uma consulta a cada dois meses ou antes, até completar um ano. Após dois anos, o mínimo é de uma consulta a cada seis meses.  – O ideal é que sempre no primeiro ano de vida, a criança seja acompanhada pelo pediatra. O profisional  vai acompanhar o crescimento, desenvolvimento, peso, sobre peso e  orientar sobre as vacinas.  Depois do primeiro ano de vida, uma consulta a cada três meses, até os dois anos. E depois disso, duas vezes por ano.

Após os seis primeiros meses, ela recomenda alimentos naturais não processados (papinhas, verduras e frutas amassadas) para que a criança possa experimentar diferentes texturas, para desenvolver na língua, a área degustação em relação aos alimentos (paladar), mas até um ano, se mantém a amamentação.

A pediatra alerta que o açúcar se transforma em gorduras e  as mães precisam ter cuidado e conversar com uma nutricionista.

Devido à violência urbana, falta de exercício e a introdução de alimentos processados e açúcares, as crianças ficam muito sedentárias por falta de exercícios, o que contribui para a obesidade.

“O simples caminhar já ajuda muito. Não precisa caminhar uma manhã inteira. A meia hora  pode ser dividida  em três intervalos de dez minutos”, recomenda.

Outro cuidado importante é beber líquidos. “As pessoas esquecem de beber água”. Sobre o uso de leite fermentado, a médica disse que pode ser usado, mas sem exageros. Perguntada se a criança com febre pode se vacinar, ela disse que sim, desde que se saiba a origem da febre. “As vacinas são substâncias, elementos biológicos que dão mais saúde para as nossas crianças”, afirmou Dolores Fernandez.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o leite materno deve ser o único alimento ofertado para os bebês nos seis primeiros meses de vida. Para a instituição, apenas após meio ano de vida é que devem ser introduzidos outros alimentos, como frutas e papinhas.

Jorge Roriz

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Patricia Tosta

Recent Posts

Vagas de emprego no Simm nesta quarta-feira (16/07)

O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 54 vagas de emprego…

3 horas ago

Saúde Integral masculina: alimentação, reprodução e sexualidade

Nesta terça-feira, 16.07, no Programa Em Sintonia, da Rádio Cardeal FM106.1, Patrícia Tosta entrevistou *Dr.…

6 horas ago

Concurso TSE – Provas serão realizadas 08/12 – Inscrição até 18/07

As inscrições para o concurso unificado da Justiça Eleitoral terminam na próxima quinta-feira (18), às…

13 horas ago

2023 bate recorde de bebês com doenças respiratórias

Número chegou a 153 mil no ano, com média de 419 por dia De acordo…

14 horas ago

Saúde nos Bairros chega a São Cristóvão e Alto de Coutos

O programa Saúde nos Bairros está present , em mais duas localidades de Salvador: São…

15 horas ago

Médicos comemoram – Brasil saiu da lista dos 20 países com menores índices de vacinação infantil

Pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial da…

15 horas ago