Os benefícios de viver momento por momento

Prestar atenção ao que está acontecendo neste segundo pode ser difícil. Freqüentemente, passamos mais tempo pensando no que está por vir. Ou pensando em coisas do passado que não podemos mudar. Podemos perder a experiência do presente.

É possível treinar para se concentrar no momento presente. Dessa forma, você se torna ciente do que está acontecendo dentro e ao seu redor; bem como seus pensamentos, sentimentos, sensações e ambiente. Você observa esses momentos sem julgamento. Isso é chamado de atenção plena.

“Estamos observando nossos pensamentos e sentimentos com curiosidade, gentileza e gentileza”, explica o Dr. Eric Loucks, diretor do Mindfulness Center da Brown University.

A plena atenção tem suas raízes na meditação budista. A meditação é uma prática que visa aumentar a consciência da mente e a concentração.

Nos últimos anos, atenção plena se tornou um termo familiar. Os programas de atenção plena agora são comumente encontrados em escolas, locais de trabalho e hospitais.

Além disso, a atenção plena pode envolver uma meditação sentada que é praticada em um espaço silencioso.

Mas a atenção plena não precisa acontecer  sentado quieto ou em silêncio. Contudo, você pode integrar a prática às coisas que faz todos os dias, como caminhar ou comer. Você também pode estar atento ao interagir com outras pessoas.

Benefícios para a saúde da atenção plena

Estudos sugerem que focar no presente pode ter um impacto positivo na saúde e no bem-estar.

Os tratamentos baseados na atenção plena demonstraram reduzir a ansiedade e a depressão. Também há evidências de que a atenção plena pode reduzir a pressão arterial e melhorar o sono. Pode até ajudar as pessoas a lidar com a dor.

Uma das primeiras terapias baseadas na atenção plena foi usada para a depressão. Muitos estudos mostraram que pode ser eficaz para algumas pessoas.

A atenção plena parece ajudar com a depressão de duas maneiras. Em primeiro lugar, ajuda a desenvolver a capacidade de permanecer fundamentado no presente, explica a Dra. Sona Dimidjian, da University of Colorado Boulder. Ela estuda o uso de tratamentos baseados na atenção plena para prevenir a recaída da depressão, inclusive entre mulheres grávidas.

 

Em segundo lugar, a atenção plena pode ajudá-lo a “descentrar” esses pensamentos.  As pessoas costumam ter pensamentos como ‘nada nunca funciona para mim’ ou ‘sempre será assim. Com o tempo e com a prática, você pode desenvolver a capacidade de se afastar desses padrões de pensamento dolorosos. ”

 

 

Desenvolvendo Hábitos Saudáveis

Além disso, estar atento também pode ajudá-lo a fazer escolhas mais saudáveis. A equipe de Loucks na Brown criou um programa de atenção plena de oito semanas para pessoas com pressão alta.

Ainda assim, você também pode trazer atenção plena aos seus hábitos alimentares. Estudos sugerem que pode ajudar a reduzir a compulsão alimentar e a alimentação emocional. Prestar mais atenção ao seu corpo pode ajudá-lo a perceber sinais de que está satisfeito e a desfrutar melhor da comida.

Isso também se aplica a sentimentos positivos. “Com a atividade física, quase todo mundo se sente melhor depois. Então, com o treinamento de atenção plena, estamos cientes de que isso melhora nosso humor e, então, podemos usar essa recompensa para realmente nos treinar ”, diz Loucks.

 

Aprendendo a estar atento

Se você deseja praticar a atenção plena, existem muitos programas e aplicativos online. Mas eles não são todos criados iguais.

De acordo com a equipe de Dimidjian desenvolveu um programa de atenção plena on-line autoguiado de oito semanas. Seus estudos mostraram que o programa ajudou a reduzir os sintomas de depressão mais do que apenas um tratamento padrão.

“No entanto, se você acabar tendo dificuldade com um aplicativo, não leve para o lado pessoal ou pense que você é de alguma forma ruim em mindfulness ou que não foi feito para você”, diz Schuman-Olivier.

E, assim como qualquer habilidade, atenção plena requer prática. “Só porque algo é simples, não significa que seja fácil”, diz Dimidjian.

 

Uma meditação de varredura corporal pode ser uma boa maneira de se conectar com seu corpo. Ajuda a conscientizá-lo de como seu corpo se sente enquanto você faz a varredura mental da cabeça aos pés.

Comece em uma posição confortável com os olhos fechados. Respire profundamente várias vezes. Então, observe seus pés. Como eles se sentem?

 

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.