A castanha-do-pará é a semente da planta de nome científico Bertholletia excelsa. Também chamada popularmente de castanha-do-brasil, castanha-da-amazônia, castanha-do-acre, noz amazônica, noz boliviana, tocari, e tururi; a castanha-do-pará é nativa da Amazônia.
A castanha-do-pará é riquíssima em selênio. Cada 28 gramas de sementes contém 774% da ingestão diária recomendada (IDR) de selênio
que possui poder antioxidante, combate os radicais livres e diminui a inflamação
Possui , magnésio, vitamina E , O ácido elágico que possui propriedades neuroprotetoras e zinco reduz inflamações e ajuda a eliminar toxinas.
Um estudo realizado no Departamento de Cirurgia Oncológica, Roswell Park Cancer Institute, em Buffalo, Nova York, mostrou que a glutationa ativada pela presença de selênio é um antioxidante enzimático que elimina os radicais livres em todas as partes do corpo.
Baixos níveis de selênio estão ligados à ansiedade, estresse e cansaço, de acordo com uma pesquisa citada na revista Biological Psychiatry. Oconsumo de nozes aumenta o metabolismo da serotonina, uma substância química do cérebro que controla o humor, o apetite e o sono.
Combate depressão, problemas de humor, fadiga e estresse.
Jorge Roriz
Fontes: WWF e Organic Facts