Portal Saúde no Ar

 

Orquestra NEOJIBA faz concertos no Teatro Salesiano com obras inspiradas em Romeu e Julieta

No começo de julho, nos próximos dias 3 e 4, a Orquestra NEOJIBA estará de volta ao Teatro Salesiano, em Nazaré, para dois grandes concertos. As apresentações prometem apaixonar o público com obras inspiradas em Romeu e Julieta, a trágica história de amor criada por Shakespeare que atravessou os séculos.

A entrada solidária será a entrega de 2kg de alimentos não perecíveis, que serão doados para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

As apresentações serão regidas por Eduardo Torres, diretor musical do NEOJIBA, programa do Governo da Bahia. O repertório, que será o mesmo nos dois dias, terá peças de compositores europeus e norte-americanos.

O concerto será aberto com “Romeu e Julieta: Abertura-Fantasia”, do russo Tchaikovsky. Na sequência, a orquestra interpreta as Danças Sinfônicas de “West Side Story”, famoso musical do norte-americano Leonard Bernstein, também inspirado pela obra de Shakespeare. O musical estreou na Broadway em 1957 e ganhou diversas adaptações premiadas no teatro e no cinema. A apresentação será encerrada com “Romeo Seul”, um dos movimentos da sinfonia “Romeu e Julieta”, do francês Hector Berlioz.

NEOJIBA Itinerante

Desde o início do ano, o NEOJIBA está realizando seus principais concertos no Teatro Salesiano, em Nazaré, por conta do fechamento do Teatro Castro Alves para obras de requalificação. O espaço tem capacidade para 482 pessoas.

Os concertos itinerantes do NEOJIBA contam com o patrocínio do Nubank, através da Lei de Incentivo à Cultura.

Em 2024, o NEOJIBA, que se tornou referência no Brasil e no mundo em desenvolvimento social por meio da música, comemora 17 anos de história. Neste período, o programa transformou a vida de mais de 30 mil crianças, adolescentes e jovens. Além do público baiano, as apresentações do programa já foram vistas por milhares de pessoas durante a realização de oito turnês internacionais nos Estados Unidos e na Europa e quatro turnês nacionais em diversas regiões do país.

Serviço:

Concertos da Orquestra NEOJIBA, sob regência de Eduardo Torres

Dias 3 e 4/7, às 19 horas, no Teatro Salesiano (Praça Conselheiro Almeida Couto, 347 – Nazaré)

Entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço. Os ingressos já podem ser reservados pelo Sympla (sympla.com.br).

Bio Eduardo Torres

Mestre em Regência Orquestral e pianista graduado pela Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, Eduardo Torres é Diretor Musical do NEOJIBA e músico da Orquestra Sinfônica da Bahia. Realizou cursos de aperfeiçoamento na Alemanha, França e Argentina. Estudou piano com Esther Cardoso e regência com Erick Vasconcelos, Eleazar de Carvalho, Ernst Widmer, Wayne Toews, Dante Anzolini, Guilhermo Scarabino, Louis Lane e Roberto Tibiriçá. Já lecionou no curso superior da UFBA. Foi maestro do Coral Cetrel e da FIEB. É detentor do Prêmio Copene de Cultura e Arte e do Prêmio Rumos do Instituto Itaú Cultural.

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 17 anos, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, cerca de 30 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. Atualmente, o programa beneficia 2,4 mil integrantes diretos em seus 13 núcleos, em Salvador e em 6 cidades do interior da Bahia, e 6 mil indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe