Deflagrada nesta sexta-feira, 15 por policiais civis de todo o país a Operação Vetus 2, com o objetivo de combater a violência contra idosos. Assim, nas próximas semanas, a operação estará dedicada a apurar denúncias recebidas via canais oficiais; bem como instaurar inquéritos relacionados a tais práticas.
Anteriormente, a primeira operação aconteceu em 2020, e apurou mais de 13 mil denúncias, e resultou na prisão de mais de 570 agressores em todo o país.
De acordo com a coordenação da operação, Ministério da Justiça e Segurança Pública, as ações têm por base denúncias apresentadas via Disque 100; bem como ocanal do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), e de canais estaduais e municipais.
Contudo, a pasta informou que apenas a Bahia não participará desta edição da Operação Vetus; por recentemente ter realizada operação semelhante no estado.
As denúncias são feitas de forma anônima, por qualquer pessoa, em qualquer horário ou dia da semana, por meio do serviço Disque 100.