Operação prende 36 pessoas na região de Ribeirão Preto (SP) por movimentação ilegal de R$ 22 bilhões

Em operação conjunta, o Ministério Público Federal (MPF) e a Polícia Federal prenderam 36 pessoas na ultima quinta-feira (6), em Ribeirão Preto (SP) e municípios da região.

De acordo com a PF, foram cumpridos 14 mandados de prisão preventiva e 22 de prisão temporária contra alvos da Operação Octopus. Onde investiga uma grande organização criminosa dedicada à lavagem de dinheiro e à evasão de divisas. As autoridades constataram que o grupo movimentou mais de R$ 22,3 bilhões entre o fim de 2014 e o início deste ano.

Segundo informações  do MPF e PF além das prisões, a operação executou 45 mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos envolvidos no esquema. As ordens judiciais foram cumpridas nos municípios paulistas de Ribeirão Preto, Guatapará, Jaboticabal, São Paulo. Bem como, Jardinópolis, São José do Rio Preto, Barretos e Brodowski e nas cidades de Uberlândia (MG) e Foz do Iguaçu (PR). A decisão da 4ª Vara Federal de Ribeirão Preto determinou também o bloqueio de bens imóveis, veículos, saldos e aplicações de contas correntes e carteiras de criptoativos dos investigados.

A investigação revelou ainda a prática de falsidade ideológica. O dinheiro passava por contas bancárias abertas de maneira fraudulenta, muitas delas em nome de empresas de fachada. Os registros dessas firmas indicavam sedes fictícias, ausência ou pequena quantidade de funcionários, sócios com pequeno poder financeiro e fluxos contábeis incompatíveis com a capacidade presumida.

Além disso, de acordo com a PF, há registro de movimentações financeiras com pessoas investigadas. Bem como, denunciadas ou já condenadas e indícios de que o grupo mantinha conexões com outros grupos criminosos. Assim, as autoridades analisarão as provas colhidas nesta quinta-feira para determinar os próximos passos da apuração.

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe