Operação Natal seguro

O Peru que é uns dos itens que não podem faltar na ceia natalina, também  passou pela fiscalização da Operação Natal Seguro, com índice de reprovação em 30%. O erro foi detectado pela falta de indicação do peso líquido na embalagem. A fiscalização foi feita pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro). A taxa de reprovação de 30% também foi atribuída a outro item: a ameixa. O exame apontou peso menor em relação o que era indicado na embalagem. Os demais produtos inspecionados atingiram um índice de reprovação de 10%. Apenas o item espumante teve aprovação em 100%.

De acordo com a Diretoria do Ibametro, os estabelecimento comerciais foram autuados e terão 10 dias para apresentar a defesa. A multa pode chegar a R$ 1,5 milhão, a depender do grau da infração, segundo o diretor-geral do Ibametro, Randerson Leal. Já a Coordenadora da área de pré-medidos Cíntia Lé, informa que foram coletados 38 tipos de panetones e cinco tipos de espumantes nos mercados. “ Vale  frisar que todos esses produtos alvo da Operação  são fiscalizados o ano todo. Nesse período das festa, intensificamos a fiscalização em função do aumento ao consumo” explica.

Além destes itens específicos, a Operação Natal seguro inspecionou artigos decorativos (Brinquedos, Luminárias, mangueira, pisca-pisca). Os produtos considerados inseguros e que podem causar acidente, encontrados pelos ficais, foram retirados das prateleiras das lojas e mercados. Todo brinquedo comercializado  no Brasil, deve ter o selo do Inmetro, que pode vir impresso na embalagem, em etiqueta-adesiva ou afixada no próprio produto.

O consumidor pode fazer a denúncia na Ouvidoria do Ibametro ao se deparar com produtos suspeitos, no número 0800 071 1888.

Redação Saúde no ar.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.