Durante a manhã desta terça-feira (11), a Polícia Federal cumpriu, mandados de afastamento de sigilo bancário, além de busca e apreensão, em uma operação contra fraudes em 51 contas do auxílio emergencial, na região Nordeste. Além de Salvador, as ações aconteceram também em, Maceió (AL) e Natal (RN).
Chama de Parcela Nordestina, a ação identificou que a fraude ocorreu por meio do aplicativo Caixa Tem, e os valores eram depositados em conta vinculadas aos investigados, para pagamentos de boletos bancários emitidos pelos próprios fraudadores.
Contudo, a PF não detalhou em qual das cidades acontece o mandado de afastamento de sigilo bancário, mas informou que a estimativa é de que o prejuízo tenha passado dos R$ 50 mil.
Dessa forma, com a apreensão de documentos nesta fase da operação, a PF vai poder identificar o total de contas fraudadas. Bem como determinar o valor exato dessas fraudes e verificar se houve a participação de outras pessoas.
De acordo com a investigação os envolvidos vão responder por qualificado mediante fraude e associação criminosa. A operação acontece por trabalho conjunto da Polícia Federal, Ministério Público Federal, Ministério da Cidadania. Bem como, CAIXA, Receita Federal, Controladoria-Geral da União e Tribunal de Contas da União.