ONU – Votação da resolução do Brasil foi adiada para amanhã (18/10)

https://www.istockphoto.com/br/portfolio/kieferpix?mediatype=photography

A proposta do Brasil na ONU,  que seria votada nesta terça=feira( 17/10)  da abertura de um corredor humanitário e da suspensão dos ataques, foi adiada para ser votada amanhã. Os ataques no hospital pode ter pesado no adiamento.

Entre os pontos elencados pela proposta brasileira, está a condenação “inequívoca dos ataques terroristas hediondos perpetrados pelo Hamas que tiveram lugar em Israel a partir de 7 de outubro de 2023 e a tomada de reféns civis”.

Sem citar o Hamas, o documento exige a “libertação imediata e incondicional de todos os reféns civis, exigindo a sua segurança, bem-estar e tratamento humano, em conformidade com o direito internacional”.

Para uma resolução ser aprovada, não pode ter nenhum veto dos cinco países do Conselho permanente do Conselho de Segurança da ONU.

Os membros permanentes são a República Popular da China, Estados Unidos da América, Reino Unido, França e Federação Russa.

Os membros não-permanentes são Portugal, Alemanha, Índia, África do Sul, Colômbia, Marrocos, Paquistão, Guatemala, Azerbeijão e Togo.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe