ONU: Haiti enfrenta catástrofe humanitária

O Haiti está enfrentando uma catástrofe humanitária enquanto luta contra desnutrição, violência de gangues, inflação e um surto de cólera, disse o Programa Mundial de Alimentos (PMA) da ONU nesta sexta-feira (14).

De acordo com a PMA, cerca de 4,7 milhões de pessoas, quase metade da população do Haiti, estão passando fome, com cerca de 19.000 pessoas no bairro de Cité Soleil, em Porto Príncipe, enfrentando “fome catastrófica“.

O Haiti vivencia uma fome aguda, segundo o relatório mais recente da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, FAO, e do Programa Mundial de Alimentos, PMA.

Além disso, o PMA, revela que a insegurança torna o trabalho da agência perigoso de executar. Manifestantes saquearam armazéns humanitários em todo o país, esgotando os estoques guardados para desastres e destinados às pessoas mais vulneráveis.

“O Haiti está enfrentando uma catástrofe humanitária”, disse a repórteres Jean-Martin Bauer, diretor do PMA no Haiti.

“A situação é preocupante, é uma catástrofe e precisamos responder imediatamente”, acrescentou.

Gangues haitianas há um mês impedem a distribuição de diesel e gasolina, prejudicando empresas e hospitais. Assim, criando escassez de bens básicos, incluindo água, no momento em que o país enfrenta um novo surto de cólera.

 

 

Fonte: Reuters

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe