ONU: Educação é “investimento mais importante que qualquer país pode fazer”

Durante o último dia da Cimeira sobre a Transformação da Educação, um dos principais eventos da 77.ª sessão da Assembleia-Geral da ONU. O secretário-geral da ONU, António Guterres, disse que os governos de todo o mundo a aumentar o financiamento à Educação. Segundo Guterres,  esse é o “investimento mais importante que qualquer país pode fazer”.

De acordo com o secretário-geral cerca de 70% das crianças de 10 anos em países pobres são incapazes de ler um texto básico.  Segundo Guterres, “sistemas educacionais geralmente consolidam, em vez de reduzir, as desigualdades, reproduzindo-as através das gerações”.

“Os ricos têm acesso aos melhores recursos, escolas e universidades, levando aos melhores empregos, enquanto os mais pobres, especialmente as meninas enfrentam enormes obstáculos para obter as qualificações que podem mudar vidas.

Pessoas deslocadas e estudantes com deficiências enfrentam os maiores obstáculos de todos”, indicou, acrescentando que a pandemia de covid-19 teve um “impacto devastador na aprendizagem em todo o mundo”.
Além disso, lançando duras críticas aos sistemas educacionais que fomentam a aprendizagem mecanizada e a competição por notas, o líder da ONU observou que, frequentemente, os “currículos escolares estão desatualizados“, os “sistemas educativos dão pouca importância à aprendizagem ao longo da vida”, os “professores são mal treinados, subvalorizados e mal pagos”, a “exclusão digital penaliza os alunos pobres” e a “lacuna de financiamento da Educação é maior do que nunca”.
Fonte: RTP

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe