A subsecretária-geral da ONU para Assuntos Políticos, Rosemary DiCarlo, afirmou ao Conselho de Segurança da organização, Mais de 700 civis, incluindo 52 crianças, foram mortos na Ucrânia desde que o país foi invadido pela Rússia há três semanas, mas o “número real é provavelmente muito maior”.
“A magnitude das baixas civis e a destruição da infraestrutura civil na Ucrânia não podem ser negadas. Isso exige uma investigação completa e responsabilidade”, disse Rosemary DiCarlo.
Ela destaca que “Centenas de prédios residenciais foram danificados ou destruídos, assim como hospitais e escolas.”
A Organização Mundial da Saúde verificou 43 ataques ao sistema de saúde na Ucrânia, nos quais 12 pessoas foram mortas e dezenas ficaram feridas, incluindo profissionais de saúde, disse o diretor-geral da instituição, Tedros Adhanom Ghebreyesus, ao Conselho de Segurança. “Em qualquer conflito, os ataques à saúde são uma violação do direito humanitário internacional”, afirmou Tedros, sem especificar quem seria culpado.
Os crimes de guerras, com a morte de crianças e idosos inocentes, ataques propositais a creches, hospitais, sequestros de governadores, ataques com bomba em área civil, são crimes que devem ser apurados e punidos por organismos internacionais. O presidente dos EUA Joe Biden afirmou que o presidente Vladimir Putin da Rússia é um criminoso de guerra.