ONU alerta sobre o aquecimento Global das geleiras

Um relatório das Nações Unidas concluiu que algumas das geleiras mais famosas do mundo correm o risco de derreter e sumir dentro de três décadas.

O aquecimento global deve fazer desaparecer um terço das geleiras que são patrimônios mundiais da Unesco, Metade da humanidade depende direta ou indiretamente das geleiras como fonte de água para uso doméstico, agricultura e energia. E o derretimento acelerado aumenta o risco de desastres naturais.

Os responsáveis pelo relatório dizem que ainda é possível salvar as geleiras de dois terços dos patrimônios mundiais se o aumento da temperatura global não passar de 1,5ºC em relação ao período pré-industrial. O assunto estará no centro dos debates da COP27, a Conferência da ONU para o Clima, que começa no próximo domingo (6), no Egito.

 

“Por se tratar de locais icônicos, esses sítios de patrimônio mundial, a mensagem é muito mais forte. E através dessa mensagem de esperança, na qual, por exemplo, se reduzirmos de maneira drástica as emissões de CO2, podemos salvar essas geleiras, a mensagem pode chegar até os tomadores de decisão para que hajam compromissos mais ambiciosos para a redução desses gases de efeito estufa”, afirma,  Tales Carvalho Resende, um dos autores da pesquisa,

“De fato o derretimento das geleiras traz impactos tanto locais como globais. Uma geleira que está derretendo no Alasca vai fazer com que haja mais água nos oceanos e, consequentemente, alguém que mora, por exemplo, no Ceará pode sentir os efeitos desse aumento do nível do mar”, diz Tales.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe