Ícone do site

ONU alerta – Concentração de gases de efeito estufa bate recorde

epa04075737 Smog envelopes the skyline in a suburb of Beijing, China, 14 February, 2014. Heavy air pollution continues to affect much of north China as the government announces new incentives for local governments who find ways to reduce environmental degradation. EPA/ADRIAN BRADSHAW

Dois  relatórios  diferentes divulgados por organizações ligadas à ONU nesta segunda-feira (28) revelaram que todos os países do mundo precisam fazer esforços muito maiores para conseguirem conter as tragédias ambientais provocadas pelas mudanças climáticas.

O primeiro relatório, da Organização Meteorológica Mundial (OMM), mostra que a concentração dos gases de efeito estufa na atmosfera bateu todos os recordes históricos em 2023.

Esses gases, em especial o dióxido de carbono (CO2), são os maiores responsáveis pelas mudanças climáticas.

O segundo relatório, do órgão da ONU responsável por coordenar as políticas mundiais de combate às mudanças climáticas (UNFCCC), também alerta para uma tragédia ambiental iminente.

O órgão fez um levantamento conjunto das metas anunciadas individualmente pelos países para combater as mudanças climáticas, as chamadas NDCs (Contribuições Nacionalmente Determinadas, na sigla em inglês).

O resultado aponta para um grande fracasso mundial na tentativa de evitar o aquecimento global.

As atuais NDCs combinadas levariam a uma redução de ridículos 2,6% na emissão de gases de efeito estufa até 2030 em comparação ao que foi emitido em 2019.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Sair da versão mobile