Ondas de calor confira a lista de 53 municípios baianos que serão afetados

Nesta semana um novo alerta Laranja, classificado como de “Perigo Potencial”, foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inemt), por meio do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS). Essa deve ser a nona a atingir o Brasil em 2023.

Além do Distrito Federal, 3.352 municípios de 15 estados de 5 regiões do país poderão passar por situações adversas. No Nordeste, a situação continua a ser observada nas áreas oeste da Bahia e nas regiões do Maranhão e sul do Piauí.

O alerta começará a valer somente a partir do meio dia desta quinta-feira (14) e ficará em vigor até às 19h do domingo (17). A onda de calor se caracteriza por registros de temperaturas de 5ºC acima da média por um período de três a cinco dias.

Estas condições podem representar riscos para a saúde, especialmente para crianças, idosos e doentes. Por isso, é importante ter cuidado para evitar o esgotamento físico, a exposição prolongada ao sol e a ingestão de grandes quantidades de líquidos, principalmente água.

O calor mais forte deve ser registrado nos estados da Região Centro-Oeste, podendo alcançar também áreas dos estados do Sudeste.

Veja as cidades da Bahia incluídas na Onda de Calor:

Na Bahia são 57 municípios das regiões Centro-Sul, Extremo-Oeste e Vale São Franciscano incluídos na nova onda de calor. Estas áreas já vêm registrando muito calor deste a última semana, com registro da maior máxima do mês do país, de 41,1ºC, no último sábado (9), em Bom Jesus da Lapa.

Eles não devem ser atingidos na mesma intensidade do que foram nas ondas de calor anteriores, tanto em questão de máximas, quanto na questão de sua duração. Ao seu fim, as condições deverão ficar bem favoráveis à ocorrência de chuvas nestas regiões, situação que pode se prolongar até o fim do ano, com possibilidade de acumulados entre 100 mm e 200 mm.

Angical, Baianópolis, Barra, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Boquira, Brejolândia, Buritirama, Caculé, Caetité, Canápolis, Candiba, Carinhanha, Catolândia, Cocos, Condeúba, Cordeiros, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cristópolis, Feira da Mata, Formosa do Rio Preto, Guanambi, Ibiassucê, Ibotirama, Igaporã, Iuiu, Jaborandi, Jacaraci, Licínio de Almeida, Luís Eduardo Magalhães, Macaúbas, Malhada, Mansidão, Matina, Mortugaba, Muquém do São Francisco, Palmas de Monte Alto, Paratinga, Pilão Arcado, Pindaí, Riachão das Neves, Riacho de Santana, Santa Maria da Vitória, Santana, Santa Rita de Cássia, São Desidério, São Félix do Coribe, Sebastião Laranjeiras, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Sítio do Mato, Tabocas do Brejo Velho, Tanque Novo, Urandi e Vanderley.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe