OMS: Vírus ‘mais mortal’ do que a Covid-19 vai acarretar nova pandemia

Em alerta do diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS); disse que podem surgir vírus ainda mais transmissível e fatal do que a Covid-19 irá causar nova pandemia no mundo. De acordo com Tedros Adhanom Ghebreyesus, o vírus é ainda mais evolutivo; disse o diretor  durante a reunião anual da agência das Nações Unidas com participação de ministros da Saúde de 194 Estados-membros.

Contudo, em referência a pandemia de covid-19 o diretor-geral admitiu que a quantidade global de casos e mortes registrados tem diminuído há três semanas consecutivas. Por outro lado, ressaltou que o mundo permanece “em uma situação frágil”, e repreendeu as nações que acreditam estar fora de perigo, “não importando sua taxa de vacinação”.

Além disso, Tedros, lembrou a importância de que os governos doassem doses de imunizantes contra o coronavírus à Covax, iniciativa apoiada pela OMS e GAVI Alliance. Até o momento, mais de 75% de todas doses teve administração em apenas 10 países; de acordo com dados da OMS.

A eficácia das vacinas contra a COVID-19 já existentes não parece ser prejudicada pelas variantes emergentes do vírus, como a cepa primeiramente detectada na Índia, segundo o diretor-geral da OMS, que avisa que as variantes “estão mudando constantemente” e que as cepas futuras podem “tornar as nossas ferramentas ineficazes e nos arrastar de volta à estaca zero”.

 

Campanha Vidas Importam 

Veja também: De acordo com relatório da Fiocruz revela que a Pandemia vai se intensificar no Brasil nas próximas semanas
O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.